Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Sat Apr 20 06:06:18 CEST 2024 Sat Apr 20 06:06:18 CEST 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:16:25 25/01/2022 |ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA |NORDESTE

Ultima atualização: 13:05 17/10/2023

Rodolfo Loepert/PCR

BNDES estrutura PPP para construção de 44 creches em Recife

  • Projeto deve gerar até 6.600 novas vagas nas creches municipais, dobrando capacidade de atendimento
  • PPPs do BNDES podem servir de modelo para outros municípios e estados

 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinou contrato de estruturação de projeto com o município do Recife (PE) para construir e manter 44 novas creches municipais nesta terça-feira (25). O Banco irá ajudar o município a criar até 6.600 novas vagas nessas unidades.

 

A parceria público-privada (PPP) será formada para a construção, reconstrução, gestão, operação, conservação e manutenção das creches do município. No modelo de PPP, os serviços de creche continuarão gratuitos e ministrados por educadores da prefeitura. O poder público continuará responsável por definir planos pedagógicos e didáticos. O parceiro privado terá como atribuição construir e operar as unidades, sendo remunerado pelo poder público.

 

 

Segundo o Prefeito João Campos, “Recife, que tem hoje 89 creches municipais, com 6.600 vagas disponíveis. Pretendemos, com a PPP, dobrar o número de vagas existentes. Ou seja, a PPP trará um incremento de aproximadamente 100% nas vagas ofertadas”. Em conjunto com outras iniciativas para expansão das vagas de creches municipais, como convênios e obras públicas, o município pretende chegar a uma oferta de 15.600 vagas até 2024.

 

“Esse projeto, resultado de uma parceria entre o BNDES e a Prefeitura, possibilitará um investimento adicional na educação do município de Recife”, afirma Pedro Bruno Barros de Souza, superintendente da Área de Governo e Relacionamento Institucional do BNDES. O executivo também destaca que “investimentos em educação são muito importantes, pois proporcionam o aumento da produtividade e da renda do trabalhador, bem como a redução de desigualdades”.

 

“A PPP se soma a outras iniciativas de estruturação em educação que estão sendo realizadas pelo BNDES e pode servir para desenvolver um modelo a ser replicado por municípios e estados para melhorar a qualidade da educação no Brasil”, declara Ricardo Rodrigues, chefe de departamento na Área de Governo e Relacionamento Institucional do BNDES.

 

Consultoria especializada – Para executar a estruturação, em dezembro de 2021, o BNDES lançou procedimento para a contratação de consultoria especializada que desenvolverá estudos que definirão a modelagem e a estruturação da PPP de construção das creches no município. Uma vez concluídos, os estudos serão submetidos a audiência pública para que os interessados possam avaliar os aspectos técnicos, econômicos, financeiros e ambientais da modelagem.

 

Parceria - Esta não é a primeira parceria visando à estruturação de projetos do BNDES com a municipalidade de Recife. Outra iniciativa de destaque com Recife é o projeto de estruturação de concessão dos parques municipais, que inclui os parques Capibaribe, Jaqueira, Santana, Caiara, Macaxeira e Dona Lindu. O modelo que está sendo estruturado não prevê cobrança pelo acesso aos espaços. Esse projeto foi iniciado nesta semana com as primeiras visitas técnicas às unidades e com a realização de uma enquete na qual a população poderá participar, contribuindo com sua visão e identificando as principais demandas de melhorias para cada um desses espaços públicos. A pesquisa está disponível aqui.