Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Fri Mar 29 14:19:25 CET 2024 Fri Mar 29 14:19:25 CET 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:16:47 12/12/2019 |INSTITUCIONAL |NORDESTE

Ultima atualização: 19:17 12/12/2019

Divulgação BNDES

BNDES e Sudene firmam acordo para viabilizar estruturação de projetos no total de R$ 14 bilhões

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) firmaram nesta quinta-feira, 12, no Recife (PE), acordo de cooperação técnica visando ao planejamento preliminar e implementação de ações conjuntas para fomentar a estruturação de projetos previstos no Plano Regional de Desenvolvimento da Região Nordeste (PRDNE). A estimativa inicial é que esses projetos, focados na estruturação de parcerias público-privadas (PPPs) e concessões, somem aproximadamente R$14 bilhões.

A ideia é que o BNDES seja o agente estruturador dos projetos de infraestrutura do PRDNE, indicados e avaliados pela Sudene. “A elaboração do PRDNE gerou uma grande oportunidade para a estruturação de PPPs e concessões com atração dos investimentos privados que complementam as fontes de recursos para os projetos”, afirmou o diretor de Estruturação de Investimentos e Concessões, Relacionamento Institucional e Governo do banco de fomento, Fábio Abrahão.

Na avaliação da Sudene, a viabilização dos projetos demanda estruturação complexa, metodologia de priorização e pode requerer elaboração de diversos estudos técnicos, além de necessitar de uma definição de modelagem mais compatível com cada um e composição adequada de financiamento – daí a importância da parceria, considerando que o BNDES tem reconhecida expertise na estruturação de projetos.

O BNDES tem, historicamente, atuado de modo colaborativo com a Sudene buscando promover o desenvolvimento regional. Na parceria mais recente, o BNDES apoiou a Sudene na elaboração do PRDNE por meio da participação em diversas reuniões técnicas, palestras e cursos oferecidos pela autarquia.

Reunião – A assinatura do acordo ocorreu durante a reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, que discutiu a aplicação de recursos do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para este ano. O encontro também foi marcado pela posse do novo superintendente da autarquia, Douglas Cintra.

Após a reunião, uma solenidade comemora os 60 anos da Sudene, com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, dos governadores Belivaldo Chagas (SE), João Azevedo (PB) Wellington Dias (PI) e Fátima Bezerra (RN) e dos vice-governadores Luciana Santos (PE), Izolda Cela (CE) e João Leão (BA), entre outras autoridades.

A Sudene é uma autarquia federal que tem como finalidade promover o desenvolvimento includente e sustentável e a integração competitiva da base produtiva regional na economia nacional e internacional. Estão sob jurisdição da Sudene os nove Estados do Nordeste e parte de Minas Gerais e Espírito Santo, no Sudeste.