Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Thu Apr 25 20:07:28 CEST 2024 Thu Apr 25 20:07:28 CEST 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:16:33 05/01/2021 |ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA |NORDESTE

Ultima atualização: 13:05 17/10/2023

Crédito: Myke Sena/BNDES

BNDES e Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes assinam contrato para estruturar PPP de iluminação pública

  • Projeto contempla modernização, eficiência, expansão, operação e manutenção da rede da cidade

 

  • Concessão à iniciativa privada permitirá ao município investir em outras áreas prioritárias, como educação, saúde e transportes públicos

 

  • Projeto é o oitavo do BNDES no setor e o maior de Pernambuco

 

 

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, e o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, assinaram, nesta terça-feira, 5, contrato de estruturação de projeto de Parceria Público-Privada (PPP) para a Empresa Municipal de Energia e Iluminação Pública (Emlume). Montezano recebeu o prefeito e sua comitiva, que incluiu o deputado federal André Ferreira, na companhia do diretor de assuntos jurídicos, Saulo Puttini, e da equipe do BNDES.

 

O objetivo do projeto é a concessão do parque de iluminação pública do município, a modernização, o aumento da eficiência, a expansão, a operação e a manutenção da infraestrutura da rede de iluminação pública. Atualmente, dos 45 mil pontos de luz do município, apenas 9 mil possuem tecnologia LED. A meta é que 100% da rede de Jaboatão seja de LED até o final de 2022.

 

Montezano destaca que a tecnologia envolvida na melhoria da iluminação pública é um processo relevante para o desenvolvimento das chamadas “smart cities”, ou cidades inteligentes. “Plantamos uma semente nesse caminho”, disse ele.

 

A concessão também possibilitará ao município, com a economia gerada pelo processo, investir em outras áreas prioritárias para a população como educação, saúde e transporte.

 

A modernização e ampliação dos serviços de iluminação têm grande impacto na qualidade de vida da população, como proporcionar maior segurança pública, garantir a segurança no trânsito e estimular o lazer noturno, permitindo a circulação das pessoas nos espaços públicos à noite.

 

“Essa parceria com o BNDES é de grande importância, não só na questão do menor consumo de energia. Com as praças, ruas e avenidas mais iluminadas, estamos contribuindo com a segurança das pessoas, garantindo bem-estar à população”, disse o prefeito Anderson Ferreira. Segundo ele, outra vantagem é que a iluminação de LED tem baixo custo de manutenção, pois a durabilidade equivale a 100 mil horas de uso. Além disso, comenta o prefeito, diminui a poluição visual e preserva o meio ambiente por não emitir radiação ultravioleta e não conter mercúrio. “Jaboatão se tornará referência em tecnologia com sustentabilidade.”

 

Parceria A operação com o município de Jaboatão dos Guararapes foi enquadrada no Produto BNDES Serviços de Estruturação de Projetos, em linha com o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Governo Federal, voltado à ampliação e ao fortalecimento da parceria entre o Estado e a iniciativa privada, em empreendimentos públicos de infraestrutura.

 

Nesse contexto, o BNDES presta serviços técnicos em projetos que promovam o desenvolvimento econômico e social através, entre outros, de Parceria Público-Privada (PPP). Os projetos modelados pelo Banco totalizam aproximadamente 500 mil pontos de iluminação. Atualmente, o programa para iluminação pública conta com cinco projetos que já foram a leilão: Teresina (PI), Porto Alegre (RS), Vila Velha (ES), Macapá (AP) e Petrolina (PE). Os projetos de Curitiba (PR) e Caruaru (PE) têm leilões previstos para o primeiro semestre de 2021. O projeto de iluminação pública de Jaboatão dos Guararapes é o maior do Estado de Pernambuco.

 

Jaboatão O Município de Jaboatão dos Guararapes, o segundo em população do Estado de Pernambuco, faz parte da área metropolitana do Recife, localizado entre a capital e o Cabo de Santo Agostinho. Esses municípios, juntamente com o Município de Ipojuca, abrigam o importante Complexo Industrial Portuário de Suape. Relevante centro logístico, industrial e turístico do Estado de Pernambuco, Jaboatão tem uma área de 25,7 km² e cerca de 706 mil habitantes. Em seu perímetro, localiza-se o Aeroporto Internacional dos Guararapes, porta de entrada de um grande fluxo de turistas nacionais e internacionais.