Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Por: Agência BNDES de Notícias
Publicação:17:59 21/07/2023 |EDUCAÇÃO
Ultima atualização: 14:07 10/08/2023
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Instituto Votorantim lançaram edital de chamamento público para selecionar 33 municípios, com população de até cem mil habitantes, a serem beneficiados pelo programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE).
O objetivo é aumentar o impacto do programa, que, até 2022, já beneficiou mais de 150 municípios, cerca de 574 escolas, 1.400 gestores e 122 mil alunos. Os novos municípios selecionados receberão, em um tempo estimado de até quatro anos, consultorias online e presencial com especialistas de gestão educacional, pedagógica, mobilização escolar e comunitária.
Devido à vulnerabilidade socioeconômica e à menor concentração de cidades onde o PVE já atuou, serão priorizados na composição desse grupo de municípios, em ordem, candidatos do Norte, Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Sudeste.
As inscrições para o podem ser realizadas gratuitamente até o próximo dia 21 de agosto, no site https://selecaopve.institutovotorantim.org.br/, e a lista de municípios selecionados será publicada no dia 27 de setembro.
Entre os critérios de seleção dos municípios estão os cenários desafiadores em relação ao Índice de Desenvolvimento Econômico (IDH), resultados do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb), taxas de evasão escolar e de analfabetismo.
Desde o início, há 15 anos, o programa já realizou cinco edições de avaliação de impacto e constatou-se que ele contribuiu para os municípios participantes conquistarem uma melhora média de 30% a 45% nos resultados do Ideb.
O PVE não contempla repasse de recursos financeiros e oferece formação e apoio para que os municípios acessem e utilizem da melhor forma os recursos federais e estaduais como o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), além de contribuir para que se apropriem do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).