Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

20:06 20 de May de 2022

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:14:52 07/02/2022 |INFRAESTRUTURA |MEIO AMBIENTE

Ultima atualização: 17:21 07/02/2022

André Telles/BNDES
IFC contribuirá no estudo sobre atuação em adaptação e resiliência climática.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a International Finance Corporation (IFC), membro do Grupo Banco Mundial, vão reforçar a parceria para intensificar a temática ESG (ambiental, social e de governança, na sigla em inglês) nas operações e projetos estruturados pelo Banco. As duas instituições vão também trabalhar em conjunto na melhoria das práticas para o cofinanciamento de projetos de infraestrutura no Brasil, observando os padrões internacionais com o objetivo de atrair capital para setores prioritários.

A parceria visa promover a atração de investidores internacionais por meio da sindicalização e cofinanciamento, atuando em conjunto na avaliação de projetos com estruturas que possam ser replicáveis no futuro, alinhadas às melhores práticas internacionais. 

BNDES e IFC assinaram uma extensão por mais dois anos do Memorando de Entendimento que formaliza a parceria iniciada em 2017. Sobre a gestão de riscos ambientais, a agenda de trabalho vai contemplar um Plano de Ação da Política de Gênero e Diversidade, o desenvolvimento de regulamentos de Gestão Socioambiental para serviços, debêntures e garantias e apoio na revisão de regulamentos setoriais. A IFC irá contribuir ainda no estudo sobre possibilidades de atuação em adaptação e resiliência climática. Sobre cofinanciamento, a agenda de trabalho inclui a participação da IFC em fóruns do BNDES para discussão de instrumentos jurídicos e governança de sindicatos e avaliação conjunta de oportunidades para cofinanciamento. 

Nos últimos dois anos, as duas instituições trabalharam em diversas atividades para fortalecer a gestão de riscos socioambientais e aprimorar práticas de cofinanciamento. Entre os resultados alcançados estão o novo Regulamento de Gestão Socioambiental de Operações, que substituiu a política socioambiental, a nova metodologia para classificação do risco socioambiental e a sistematização dos componentes do Sistema de Gestão Socioambiental (SGSA), além da realização de workshop para compartilhamento de práticas entre os dois credores e avaliação conjunta de oportunidades para cofinanciamento. 

"A assinatura do acordo traz a renovação de uma parceria de longa data, porém mais intensificada em agendas muito relevantes para o futuro do BNDES: ASG e cofinanciamento”, destaca Bianca Nasser, diretora de Finanças do BNDES. “Ao renovar essa parceria, a IFC cumpre sua missão de promover práticas mais sólidas de avaliação socioambiental em instituições de desenvolvimento e aporta conhecimento e experiência internacional para a mobilização de investidores”, afirma Carlos Leiria Pinto, Gerente-geral da IFC no Brasil. 

Sobre a IFC - A IFC—organização do Grupo Banco Mundial—é a maior instituição global de desenvolvimento voltada para o setor privado nos mercados emergentes. Trabalhamos em mais de 100 países, usando nosso capital, conhecimento técnico e influência para criar mercados e gerar oportunidades nos países em desenvolvimento. No exercício financeiro de 2020, investimos US$ 22 bilhões em empresas privadas e instituições financeiras nos países em desenvolvimento, alavancando o poder do setor privado para erradicar a pobreza extrema e aumentar a prosperidade compartilhada. Para mais informações, visite.