Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

17:20 23 de July de 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:13:04 19/06/2024 |INOVAÇÃO |INSTITUCIONAL

Ultima atualização: 16:11 20/06/2024

André Telles / Divulgação BNDES

BNDES e BID realizam conversão de empréstimo de US$ 437,5 milhões para reais por meio de transação inovadora

  • Operação inédita reduz a exposição da instituição brasileira à volatilidade do câmbio

 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) terá reduzida a sua exposição à volatilidade do câmbio em empréstimo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A conversão do dólar para o real foi realizada em condições atrativas por meio do novo instrumento desenvolvido.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 19, pelos presidentes das duas instituições, Aloizio Mercadante e Ilan Goldfajn, durante reunião na sede do BNDES, no Rio de Janeiro.

Para o presidente do BNDES, a operação é importante, principalmente em projetos de infraestrutura de longo prazo. “A mitigação de risco cambial é importante para o financiamento do desenvolvimento brasileiro, especialmente em projetos de infraestrutura de longo prazo. Este novo mecanismo de conversão representa, portanto, uma ferramenta poderosa de gestão de passivos cambiais para o BNDES. Estamos muito satisfeitos com o resultado alcançado”, explicou Mercadante.

“Estamos ansiosos para continuar expandindo os instrumentos financeiros que oferecemos aos nossos clientes para ajudá-los a gerenciar riscos financeiros e não financeiros, fortalecendo sua resiliência a crises econômicas,” disse Ilan Goldfajn. “Incorporar uma opção na conversão de câmbio reduz significativamente o custo e proporciona uma taxa competitiva, mesmo para um emissor forte em reais como o BNDES”, completou.

A transação nesse formato é a primeira a ser executada por um banco multilateral de desenvolvimento para uma instituição nacional em um empréstimo com garantia soberana.

 

WhatsApp Image 2024-06-19 at 11.59.52André Telles / Divulgação BNDES