Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Fri Mar 29 14:32:12 CET 2024 Fri Mar 29 14:32:12 CET 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:15:23 14/07/2021 |ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Ultima atualização: 13:05 17/10/2023

Marcelo Camargo/Agência Brasil

BNDES contrata nova avaliação financeira para privatização dos Correios

• BR Partners dará segundo laudo para a desestatização

• Conclusão total do processo está prevista para até fevereiro

O processo de desestatização do setor Postal teve novo avanço no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com a seleção da empresa responsável por fazer uma avaliação econômico-financeira independente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Conforme a lei, são necessários dois grupos distintos para certificar a avaliação do valor de uma companhia a ser desestatizada, o que será possível com essa nova contratação. A concorrência atual foi vencida pela BR Partners.

A avaliação da BR Partners levará em conta os estudos que já vêm sendo elaborados pelo BNDES com a assessoria de dois grupos. O Consórcio Postar, composto por Accenture e Machado, Meyer, Sendacz, Opice e Falcão Advogados avalia o modelo de alienação da ECT. Já as avaliações contábil-patrimonial, jurídica e técnico-operacional estão em execução pelo Consórcio Carta Brasil, formado pela KPMG e pela Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados. 

Tanto o Carta Brasil quanto a BR Partners apresentarão avaliações econômico-financeiras independentes para a operação de desestatização da empresa, com a supervisão final do BNDES. A avaliação de duas instituições independentes visa a confirmar as premissas adotadas na modelagem da desestatização e assegurar o melhor resultado para a sociedade brasileira e para a União, hoje controladora dos Correios.

“Para um projeto tão relevante para o Brasil como o dos Correios, é importante termos empresas experientes que vão nos ajudar a criar o melhor modelo de desestatização, que beneficie o País e a população", diz Fábio Abrahão, diretor de Concessões e Privatizações do BNDES, sobre a contratação da BR Partners. “Em um projeto desafiador como esse, é importante ter empresas experientes que vão ajudar a criarmos a melhor modelo de desestatização para o País e para a população", afirma o Ricardo Lacerda, CEO da BR Partners. “É uma honra fazer parte de um projeto tão estratégico”, completa.

Os estudos têm sido coordenados pelo BNDES com a supervisão do Comitê Interministerial instituído com base no Decreto 10.066/2019, que incluiu os Correios no Programa de Parceria de Investimentos (PPI). O Comitê, formado por membros dos ministérios da Economia e das Comunicações, além dos próprios Correios, tem como objetivo acompanhar e opinar sobre os estudos que serão realizados.

A avaliação econômico-financeira contratada é uma etapa fundamental no processo de venda de uma empresa, pois define qual o valor mínimo que o Estado brasileiro deve exigir para venda do controle. O modelo final, com as condições gerais propostas para a venda, será submetido ao conselho do PPI. A conclusão total do processo está prevista para o início de 2022.

Desestatizações – Atuando junto a todos os níveis da federação, o BNDES estrutura, atualmente, mais de 100 projetos de desestatização, que abrangem setores como saneamento, iluminação pública, rodovias, mobilidade urbana, energia elétrica e portuário.

Saiba mais sobre as etapas de um processo de desestatização e sobre a Desestatização do Setor Postal.