Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Fri Mar 29 09:38:55 CET 2024 Fri Mar 29 09:38:55 CET 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:15:03 23/10/2020 |INDÚSTRIA

Ultima atualização: 13:05 17/10/2023

BNDES consulta indústrias sobre o interesse no consumo de gás natural

  • Empresas têm até o próximo dia 16 de novembro para se manifestar

 

  • Levantamento vai apoiar plano para expansão da cadeia do setor

 

  • Informações serão sigilosas, protegendo estratégia das empresas

 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está fazendo um levantamento entre indústrias interessadas em consumir gás natural no país para desenvolver um novo mercado aberto, dinâmico e competitivo. Nessa sondagem, serão mapeadas oportunidades para o desenvolvimento da cadeia do setor. Com uma perspectiva de demanda mais precisa, será possível mobilizar novos investidores para atuar nos diversos segmentos, desde a extração do gás natural até a sua venda ao consumidor final.

O BNDES fará esse levantamento por meio de uma chamada pública pela qual as indústrias poderão manifestar, até o dia 16 de novembro, seu interesse em adquirir gás natural no futuro. Podem indicar o interesse tanto empresas que já consomem gás, nacionais ou estrangeiras, como outras que queiram instalar novas plantas industriais que possam ter nessa fonte energética um combustível mais interessante.

O levantamento feito pelo BNDES é sigiloso, para resguardar informações estratégicas das empresas e não implica em um compromisso de se adquirir gás no futuro. Trata-se, portanto, de um meio de o BNDES obter uma previsão mais precisa da demanda do mercado para promover com maior eficiência o desenvolvimento da cadeia de gás no Brasil. Nesse planejamento, chamado de “Novo Mercado do Gás”, o BNDES é parceiro do Ministério de Minas e Energia, coordenador do plano.

Em maio, o BNDES realizou a semana “Gás para o desenvolvimento”, no qual debateu com todo o mercado planos e projetos para a ampliação da produção e oferta dessa energia, de modo a aumentar a competitividade da indústria nacional, melhorando sua eficiência energética.

O BNDES pede ao mercado que informe em formulário disponível no site do Banco, dados como operações que produzem ou poderão vir a produzir no futuro que possam usar o gás como energia, estimativas de demanda anual e condições nas quais essa alternativa poderia tornar essas operações viáveis. O formulário está disponível no site https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/onde-atuamos/infraestrutura/cooperacao_gas, e as respostas deverão ser encaminhadas, até o dia 16 de novembro de 2020, para o e-mail industriasdebase@bndes.gov.br.