Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Por: Agência BNDES de Notícias
Publicação:19:36 13/10/2024 |INSTITUCIONAL
Ultima atualização: 12:33 16/10/2024
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) concluiu a aplicação das provas objetivas e discursivas em todas as capitais brasileiras neste domingo, 13 de outubro. A realização da segunda fase, no período da tarde, começou às 15h30, com abertura dos portões às 14h30. Assim como na etapa matutina, a aplicação das provas discursivas transcorreu com tranquilidade.
A nota preliminar da prova discursiva será divulgada no dia 27 de novembro deste ano e a nota final, após recursos, no dia 13 de dezembro. No dia 30 de janeiro de 2025, sairá a lista final de aprovados e os classificados para o cadastro de reserva.
“A realização do primeiro concurso do BNDES após 12 anos ocorreu dentro da normalidade, assegurando a tranquilidade necessária para todos os participantes. No governo do presidente Lula, o maior banco de desenvolvimento das Américas volta a abrir as portas para que novos empregados e empregadas possam fortalecer a atuação da instituição no enfrentamento à crise climática e no impulso ao desenvolvimento e ao crescimento da economia brasileira”, avaliou o presidente da instituição, Aloizio Mercadante.
São oferecidas 150 vagas imediatas e outras 750 para formação de cadastro de reserva. Pela primeira vez na história, o Banco reservou uma cota de 30% para pessoas negras. Além disso, a reserva de vagas para pessoas com deficiência (PcD) é de 15%.
Depois de 12 anos sem seleção pública, 42.912 candidatos, do total de 90.871 inscritos, fizeram as duas provas. O número revela uma abstenção de 47,22%, semelhante à registrada no Concurso Nacional Unificado e abaixo da seleção do Banco Central, que ficou em 62.20%.