Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Thu Apr 18 20:15:21 CEST 2024 Thu Apr 18 20:15:21 CEST 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:17:35 24/05/2023 |AGRICULTURA

Ultima atualização: 13:05 17/10/2023

BNDES concede garantia em operação para produtores rurais clientes da Agrogalaxy

  • Apoio aos produtores se dará via emissão de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) lastreados em títulos financeiros emitidos pelos próprios produtores ou cedidos pela Agrogalaxy

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai apoiar a produção de mais de 150 produtores rurais clientes da distribuidora de insumos agrícolas Agrogalaxy, ao longo dos próximos 3 anos. O BNDES atua como garantidor do valor principal da série sênior da operação cujo volume total é de R$150 milhões, por meio do produto BNDES Garantia. 

A operação foi estruturada em conjunto pelo Bradesco BBI e pela VERT. O Bradesco BBI atuou como coordenador líder e distribuidor dos títulos para os investidores. A VERT, que atua principalmente em operações estruturadas e de securitização de créditos, atuou como estruturadora e como securitizadora da Operação.

O lastro da Operação é composto por Cédulas de Produto Rural com liquidação Financeira (CPR-Fs) emitidas diretamente pelos produtores rurais e/ou por cessão de duplicatas formalizadas diretamente entre os produtores e a Agrogalaxy. O CRA é adquirido por investidores em troca de uma remuneração e, no caso de investidores pessoas físicas, há ainda isenção de Imposto de Renda, como forma de estimular o financiamento privado ao setor agrícola.

A Agrogalaxy, enquanto distribuidora de insumos agrícolas, costuma realizar operações de venda com produtores rurais, nas quais ela financia o fornecimento de insumos por meio da emissão de CPR-Fs ou duplicatas que serão quitadas ao final da safra, quando o agricultor obtém receitas da comercialização de sua produção.

“Com esta operação, os produtores passam a se beneficiar de recursos obtidos diretamente do mercado financeiro sem a necessidade de intermediação da Agrogalaxy, o que permite acesso a custos mais interessantes para o crédito em função da diversidade de fontes.”, explica José Luis Pinho Leite Gordon, Diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior.

Além de ao unir o pequeno e médio produtor rural ao mercado de capitais, Rafael Garcia, head de renda Fixa do Bradesco BBI, pontua que, “essa operação evidencia que há demanda dos investidores para as estruturas corretas, mesmo em momentos de mercado mais restritivo como o atual”.

Esta é a quarta operação de garantia por meio de emissões de CRAs realizada pelo BNDES, sempre com o intuito de permitir um acesso mais diversificado a fontes de financiamento pelos pequenos produtores rurais.

Ainda, “na VERT, acreditamos que o mercado de capitais brasileiro tem um papel de fomentar inovação e as securitizadoras possuem um papel importante de originação na ponta dos créditos, conectando investidores, inclusive pessoas físicas, com pequenos e médios produtores rurais, trazendo alternativas às tradicionais operações do mercado de capitais de grandes empresas do Agro”, comenta Marina Siqueira, Head de Estruturação.