BNDES - Agência de Notícias

11:16 19 de April de 2019

Por: Agência BNDES de Notícias

11:15 19/09/2018 |INTERNACIONAL

Os diretores Carlos Thadeu, do BNDES, e Kuninori Kuroishi, do JBIC, assinam o contrato em nome das duas instituiuções

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) captou US$ 100 milhões dos bancos Japan Bank for International Cooperation (JBIC), Mizuho Bank, Ltd e The Bank of Saga Ltd para financiar projetos que promovam a redução da emissão de gases do efeito estufa e a geração de energia renovável. O contrato, assinado na quarta-feira, 19, no Rio de Janeiro, prevê o uso de recursos da linha Global Action for Reconciling Economic Growth and Environmental Preservation (Green), que apoia projetos voltados à preservação do meio ambiente global.

O valor captado deverá ser aplicado em projetos da carteira do BNDES de energia eólica, mas também estão aptos a receber apoio investimentos em geração de energia renovável a partir de outras fontes, como biomassa e solar, por exemplo.

O contrato de captação é o quinto firmado entre o BNDES e o JBIC, o banco de desenvolvimento japonês, no âmbito da linha Green. Os quatro primeiros foram assinados em 2011, 2014, março de 2015 e dezembro de 2015.

Desde os anos 50 do século passado, o BNDES opera em parceria com organismos multilaterais e agências governamentais para diversificar e ampliar sua fonte de recursos para financiamentos. O relacionamento entre o BNDES e o JBIC começou em 1962 e, desde então, outros 17 contratos entre as duas instituições já haviam assinados.

Em vídeo, o chefe do Departamento de Captação de Mercado do BNDES, Leonardo Botelho, destaca a importância da operação como alternativa de funding para projetos sustentáveis.