Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Por: Agência BNDES de Notícias
Publicação:17:26 20/11/2024 |INSTITUCIONAL
Ultima atualização: 17:30 20/11/2024
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinou com o China Development Bank (CDB), no âmbito da visita oficial do presidente Xi Jinping ao Brasil, a primeira operação de empréstimo em moeda chinesa, o Renmimbi (RMB).
No valor de RMB 5 bilhões (cerca de R$ 4 bilhões), o contrato assinado com o maior banco de desenvolvimento do mundo tem prazo de até três anos. A linha de crédito será destinada a apoiar investimentos do BNDES nos diversos setores da economia brasileira e representa a ampliação da cooperação em moeda local entre os países, tema amplamente discutido no âmbito dos BRICS, além de possibilitar a promoção do comércio bilateral entre China e Brasil, entre outras frentes.
“O BNDES tem intensificado sua atuação internacional, buscando maior aproximação com diversas instituições de fomento para diversificar o funding e ampliar os investimentos no Brasil. A parceria do Banco com a China é histórica, desde 1997, resultando em cooperação em projetos de interesse da China e do Brasil. O empréstimo em moeda chinesa é um passo importante para diversificar as opções dos empresários brasileiros, sobretudo aos exportadores, porque tem a proteção cambial natural decorrente de suas exportações”, explica o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
Histórico de parceria com a China - O ano de 2024 marca duas datas simbólicas nas relações entre Brasil e China: os 50 anos de relações diplomáticas entre as duas nações e os 20 anos da criação da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN). Ao final das conferências do G20, esta relação duradoura se mostra fortalecida pela nova parceria formalizada entre o BNDES e a instituição chinesa.