Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Fri Apr 19 19:01:55 CEST 2024 Fri Apr 19 19:01:55 CEST 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:09:55 17/12/2020 |INDÚSTRIA

Ultima atualização: 13:05 17/10/2023

Embraer/Divulgação

BNDES aprova financiamentos de R$ 3 bilhões para exportação de aviões brasileiros pela Embraer

  • United Airlines e a arrendadora de aeronaves AerCap são as compradoras

 

  • Recursos serão desembolsados no Brasil, em reais, para a empresa brasileira

 

  • Financiamento será pago ao Banco em dólares pelas importadoras

 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financiará a exportação de aviões brasileiros produzidos pela Embraer para a companhia aérea norte-americana United Airlines, e para a arrendadora de aeronaves AerCap Holdings N.V., maior empresa global no segmento, baseada na Holanda. Os dois empréstimos, no valor total da ordem de R$ 3 bilhões, serão concedidos por meio da linha de crédito BNDES Exim Pós-Embarque.

Nesse tipo de operação, os recursos do BNDES são desembolsados no Brasil, em reais, para a empresa exportadora brasileira, a Embraer. O financiamento será pago ao Banco em dólares pelas empresas estrangeiras compradoras dos bens. Isso significa a entrada de divisas no País, a partir do apoio ao desenvolvimento industrial e à exportação de produtos nacionais de alto valor agregado.

A United importará aeronaves modelo E175, pertencente à primeira família E-jets. O E175 é líder de vendas no seu segmento e tem capacidade para transportar até 88 passageiros. Atualmente há mais de 600 Embraer E175 em operação no mundo, tendo sido um dos modelos menos impactados pela crise mundial causada pela pandemia da Covid-19.

A AerCap comprará aviões E195-E2, maior e mais recente modelo  da geração E2. A aeronave destaca-se por ser menos poluente, mais silenciosa e mais eficiente que a geração anterior: consome cerca de 25% menos combustível, com forte redução tanto na emissão de gases do efeito estufa como no impacto sonoro no meio ambiente. Esta é a primeira exportação desse modelo apoiada pelo BNDES.

 

Embraere195e2edit4
 Maior e mais recente modelo da geração E2, E195-E2 consome cerca de 25% menos combustível.


A EMBRAER -
Líder mundial no segmento de jatos comerciais com capacidade de até 150 assentos, a companhia possui outras três unidades de negócio: Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Serviços & Suporte. Grande parte de sua produção de alto valor agregado destina-se ao mercado externo.

O apoio do BNDES - Iniciado em 1997, o apoio do BNDES às exportações da Embraer é importante para prover à empresa condições de competitividade similares às de suas concorrentes internacionais, que também contam com financiamentos dos bancos de desenvolvimento e agências de crédito à exportação dos seus respectivos países. A atuação do Banco contribui para manter o nível de produção e de empregos da empresa, que se destaca no Brasil pelo elevado conteúdo tecnológico de seus produtos.

Sobre o BNDES - Fundado em 1952 e atualmente vinculado ao Ministério da Economia, o BNDES é o principal instrumento do Governo Federal para promover investimentos de longo prazo na economia brasileira. Suas ações têm foco no impacto socioambiental e econômico no Brasil. O Banco oferece condições especiais para micro, pequenas e médias empresas, além de linhas de investimentos sociais, direcionadas para educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano. Em situações de crise, o Banco atua de forma anticíclica e auxilia na formulação das soluções para a retomada do crescimento da economia.