Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Thu Apr 25 23:31:40 CEST 2024 Thu Apr 25 23:31:40 CEST 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:14:00 22/12/2020 |SAÚDE |SUL

Ultima atualização: 14:13 22/12/2020

BNDES aprova financiamento para aumentar em 5 bilhões de doses a oferta de medicamentos genéricos no país

  • Operação prevê a geração de 450 novos empregos, diretos e indiretos, na Região Sul do país

 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou o financiamento de R$ 264 milhões para a indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi. Instalada na cidade paranaense de Toledo, a empresa é a maior fabricante de genéricos do Brasil, em volume de medicamentos. O apoio do Banco destina-se à modernização e ampliação de sua capacidade produtiva, bem como à construção de um centro de distribuição, o que permitirá um aumento da produção de genéricos em cerca de cinco bilhões de doses terapêuticas.

 

Segundo o chefe do Departamento do Complexo Industrial e de Serviços de Saúde do BNDES, João Paulo Pieroni, "o projeto irá ampliar de forma expressiva a oferta de medicamentos genéricos no mercado brasileiro, que tem se mostrado cada vez mais relevante para o acesso da população a um maior número de tratamentos".

 

Outro benefício social da operação aprovada pelo BNDES é a geração de empregos na região Sul do País. Durante o projeto, está prevista a criação de 150 vagas, diretas e indiretas, vinculadas principalmente à construção e certificação das plantas. Já na fase de produção, estima-se que sejam criados cerca de 300 novos postos de trabalho. 

 

O projeto - Além da modernização de unidades produtivas, através da instalação de novos equipamentos com melhor desempenho, o financiamento contempla a construção de uma nova unidade produtiva de medicamentos sólidos, como comprimidos e cápsulas, com 11 mil metros quadrados. O espaço, que entrará em operação de produção em 2023, abrigará linhas de embalagem, estocagem de matéria-prima, materiais de embalagem e produtos acabados e de suporte à produção e engenharia.

 

Também no âmbito do projeto, a construção de um centro de distribuição deverá aumentar em 65% a capacidade de armazenamento da empresa, para que possa atender ao aumento de produção. A nova construção alojará, ainda, instalações para funções administrativas, área técnica e descarte de resíduos.

 

Empresa – Considerada a maior fabricante de medicamentos genéricos do Brasil em volume de produção, a empresa é a principal integrante do Grupo Prati-Donaduzzi, que possui instalações próprias para a fabricação de insumos farmacêuticos, de embalagens e transporte e distribuição da sua produção. Atualmente, ela conta com 4.500 colaboradores e um moderno parque fabril.

 

A produção da Prati-Donaduzzi alcança hoje 12 bilhões de doses de medicamentos ao ano, o que representa capacidade para tratar em torno de 25 milhões de pessoas ao dia. Os medicamentos da empresa são disponibilizados à população de todo Brasil, em 36 mil unidades básicas de saúde e 55 mil farmácias.