BNDES - Agência de Notícias

14:22 23 de January de 2021

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:15:58 08/01/2021 |SAÚDE |SUDESTE

Ultima atualização: 16:02 08/01/2021

  • Apoio ocorre no âmbito do programa BNDES Crédito Direto Emergencial 
  • Financiamento tem redução de juros e ampliação da carência em contrapartida à geração de empregos

 

A diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 200 milhões para o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo (SP), no âmbito do programa BNDES Crédito Direto Emergencial. Os recursos, segundo a instituição, serão utilizados para manutenção e abertura de novos postos de trabalho na organização, contribuindo dessa forma para a ampliação da capacidade de atendimento dos pacientes acometidos pelo novo coronavírus.

 

De acordo com as normas do programa do BNDES, caso o hospital cumpra as metas contratuais do financiamento bem como estimule a geração de empregos, o custo do crédito será reduzido e o prazo de carência, ampliado. Atualmente, o hospital emprega cerca de 3,2 mil colaboradores.

 

O BNDES contra o coronavírus — Desde março deste ano, no âmbito das medidas emergenciais para enfrentar os efeitos econômicos e os impactos sociais da pandemia, o Banco aprovou R$ 132,1 bilhões em financiamentos e matchfunding, beneficiando 390 mil empresas de todos os portes e ajudando a manter mais de 9,5 milhões de empregos.

 

No combate à pandemia, visando fortalecer o atendimento à população, o apoio do BNDES contribuiu para a disponibilização de 2,9 mil leitos dedicados ao tratamento de pacientes com covid-19, de 4 milhões de testes de diagnóstico da doença, de 1,7 mil equipamentos médicos e de 58,4 milhões de equipamentos de proteção individual (EPIs).

 

 

 

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz — Fundado em 1897, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz é um dos maiores centros hospitalares da América Latina. Com 123 anos de atuação, a instituição possui três unidades de atendimento em São Paulo: Paulista, Vergueiro e Campo Belo. O hospital conta com um corpo clínico formado por mais de 4 mil médicos cadastrados ativos. Sua capacidade total instalada é de 805 leitos, sendo 582 deles na saúde privada e 223 no âmbito público. Desde 2008, atua também na área pública como um dos seis hospitais de excelência do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde. 

 

Sobre o BNDES — Fundado em 1952 e atualmente vinculado ao Ministério da Economia, o BNDES é o principal instrumento do Governo Federal para o financiamento de longo prazo da economia brasileira. Suas ações procuram ter foco no impacto socioambiental e econômico no Brasil. O Banco oferece condições especiais para micro, pequenas e médias empresas, além de linhas de investimentos sociais, direcionadas para educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano. Em situações de crise, o Banco atua de forma anticíclica e auxilia na formulação das soluções para a retomada do crescimento da economia.