Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Fri Mar 29 08:48:35 CET 2024 Fri Mar 29 08:48:35 CET 2024

Publicação:13:03 30/05/2022 |EDUCAÇÃO

Ultima atualização: 13:05 17/10/2023

BNDES apoiará formação continuada de professores da educação básica que beneficiará 292 mil alunos

Projeto oferecerá especialização a 730 professores de escolas públicas de 10 Estados
- Impacto social almejado é a melhoria do desempenho dos alunos em matemática e ciências naturais, com foco nos alunos mais vulneráveis

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apoiará a formação continuada de professores da rede pública de ensino de dez estados brasileiros por meio da realização de novas turmas do Programa de Especialização Docente (PED). Ao todo serão capacitados 730 professores, que, por sua vez, deverão beneficiar cerca de 292 mil alunos do ensino fundamental e médio até 2025. Serão priorizados professores que atuem em escolas de áreas vulneráveis e que possuam menor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A iniciativa, coordenada pelo Instituto Canoa, prevê ainda a expansão da rede de formadores do programa, que tem como foco o ensino de matemática e ciências naturais. A ação ocorre no âmbito do Programa de Especialização Docente (PED), desenvolvido em parceria entre o Instituto Canoa, o Lemann Center for Educational Entrepreneurship and Innovation in Brazil, da Universidade de Stanford, e 20 instituições de ensino superior (IES) brasileiras. O projeto prevê a abertura de 23 novas turmas de formação em quatro regiões do Brasil, com o envolvimento de todas as 20 Instituições de Ensino Superior (IES) da Rede PED.

“O projeto contribui diretamente com a meta 16 do Plano Nacional de Educação, promovendo não apenas uma formação continuada ao corpo docente, mas uma formação de qualidade baseada em metodologias inovadoras.  Educação é um dos pilares do desenvolvimento do Brasil. O BNDES está debruçado sobre os desafios para melhorar a qualidade do ensino do pais. Este é mais um projeto que beneficiará mais de 290 mil alunos da rede pública de ensino, buscando reduzir os índices de evasão escolar e melhorar os resultados educacionais do País”, afirma Bruno Aranha, Diretor do BNDES.

Para ampliar a capacidade da rede, que já atua com 376 docentes universitários de 20 iIES, o projeto realizará um ciclo de capacitação de outros 100 professores formadores do PED, um aumento de 26% do número atual. Serão realizados também esforços para expansão do número de intituições parceiras e do atendimento do programa a novos estados, inclusive da região centro-oeste, até o momento não contemplada.

Totalizando R$ 11,2 milhões em investimentos, o projeto receberá apoio financeiro não reembolsável do BNDES de R$ 5,6 milhões, com recursos do Fundo Socioambiental.

“O apoio do BNDES à formação continuada vem em um momento muito importante para os professores da educação básica. Após a interrupção das aulas presenciais causada pela pandemia, os professores terão pelos próximos anos o desafio de lecionar em salas de aula extremamente heterogêneas. O currículo da especialização oferecida pelo PED Brasil ajuda os professores a lidar com este novo cenário, transformando a heterogeneidade da turma em um recurso valioso para a aprendizagem de todos os estudantes”, acrescenta Mila Molina, diretora executiva do Instituto Canoa.  

O programa - O PED consiste em um curso de pós-graduação lato sensu (com carga horária de 360 horas presenciais e duração de 18 a 24 meses), desenvolvido para professores de matemática e ciências naturais atuantes no ensino fundamental e/ou médio, que ocorre de forma sincronizada com o trabalho de sala de aula dos professores, enfatizando a conexão entre teoria e prática. As 20 IES que compõem a Rede PED Brasil oferecem a especialização com base em uma estrutura curricular comum, sobre a qual são feitas adaptações aos contextos educacionais de cada território.

Na prática, o programa está dividido em dez módulos presenciais que incluem aulas, tarefas, leituras e atividades em sala de aula. Ademais, contempla um treinamento estruturado de mentoria, no qual cada professor cursista é acompanhada e apoiada individualmente por uma mentora ao longo do curso.

O BNDES e a educação – O BNDES atua como indutor de investimentos qualificados, articulador de parcerias e promotor de conhecimento sobre educação, percebida pelo Banco como fundamental para o desenvolvimento sustentável. Por isso, o tema é uma prioridade estratégica para o BNDES, que tem como foco contribuir para a transformação da realidade da educação básica e promover a requalificação profissional priorizando atividades relacionadas a uma nova economia (neutra em carbono e intensiva em tecnologia). Com isso, contribui para que mais crianças e jovens tenham acesso a um ensino de qualidade e para a redução da pobreza, das desigualdades sociais e o do desemprego, promovendo a inclusão produtiva.

Sobre o BNDES – Fundado em 1952 e atualmente vinculado ao Ministério da Economia, o BNDES é o principal instrumento do Governo Federal para promover investimentos de longo prazo na economia brasileira. Suas ações têm foco no impacto socioambiental e econômico no Brasil. O Banco oferece condições especiais para micro, pequenas e médias empresas, além de linhas de investimentos sociais, direcionadas para educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano. Em situações de crise, o Banco atua de forma anticíclica e auxilia na formulação das soluções para a retomada do crescimento da economia.

Sobre o Instituto Canoa - O Instituto Canoa é uma instituição sem fins lucrativos voltada à formação de professores de escolas públicas brasileiras, com foco na aprendizagem equitativa de matemática e ciências da natureza. Reconhecendo a complexidade envolvida no desenho e implementação de programas de formação de professores, o Instituto Canoa atua sempre em parceria com universidades, escolas e secretarias de educação em suas iniciativas. Desde 2017, o instituto é parceiro do Lemann Center for Educational Entrepreneurship and Innovation in Brazil da Universidade de Stanford (Estados Unidos) no desenvolvimento da Rede PED Brasil.