Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Sat Apr 20 15:42:00 CEST 2024 Sat Apr 20 15:42:00 CEST 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:15:53 29/07/2021 |INDÚSTRIA |MEIO AMBIENTE |SUDESTE

Ultima atualização: 13:05 17/10/2023

BNDES apoia plantio de eucalipto no interior de Minas Gerais

  • Projeto florestal conta com 130 trabalhadores

 

  • Também contribui para reduzir emissão de gases do efeito estufa

                                                                                                                                 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apoiará projeto florestal para plantio de 1,48 milhão de m³ de madeira de eucalipto – o equivalente a 7,4 milhões de árvores - nos municípios mineiros de Grão Mogol, Josenópolis e Padre Carvalho, no Norte de Minas Gerais.

O financiamento será concedido à Norflor Empreendimento Agrícolas no valor de até R$ 27,4 milhões, o equivalente a 80% do total investido no projeto. O apoio ocorre no âmbito da Linha BNDES Finem. “O projeto da Norflor contribuirá para promover a captura de carbono e consequente redução da disponibilidade de gases causadores do efeito estufa”, destacou o superintendente da Área Industrial, Marcos Rossi. “Adicionalmente, o investimento realizado em municípios de baixa renda e baixo IDHM, onde a empresa possui participação relevante, é crucial para a redução das desigualdades regionais", completou.

Segundo a empresa, o plantio trará como impacto ambiental positivo a absorção de mais de 1,8 milhão de toneladas de CO2 equivalentes, principal componente dos gases de efeito estufa – valor que equivale ao carbono lançado na atmosfera por mais de 48 mil automóveis. O projeto emprega 130 trabalhadores, do total de 296 empregos diretos gerados na região. Esse impacto socioambiental está em linha com o foco atual do BNDES na frente ASG – ambiental, social e de governança.

O projeto será realizado em uma área entre 6.800 e 8.500 hectares, e prevê a comercialização da madeira de eucalipto para daqui a sete anos - tempo necessário para o ciclo do plantio.  O processo de florestamento contempla, as atividades de reforma e rebrota. A primeira consiste no plantio de novas mudas de eucalipto, clones mais adaptados e produtivos, em terras onde já ocorreram colheitas. Já a rebrota se caracteriza pelo manejo de uma nova plantação sobre os troncos das árvores que foram cortadas recentemente.

Reforma e rebrota envolvem limpeza do terreno, adubação, preparo do solo, tratos culturais e combate a pragas. A decisão de se fazer uma ou outra depende de vários fatores locais, como o regime pluviométrico. Mais de 76% do apoio do BNDES ao projeto da Norflor se relaciona a estas duas atividades

Sobre a Norflor - Sediada em Montes Claros, Minas Gerais, tem como principais atividades o desenvolvimento de ativos florestais, comercialização de madeiras, prestação de serviços de gestão florestal e a produção e comercialização de carvão vegetal. A Norflor é parte integrante do Grupo Lorentzen, que atua há mais de 50 anos no Brasil em setores de recursos naturais.