Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Sat Aug 17 07:55:09 CEST 2024 Sat Aug 17 07:55:09 CEST 2024

Por: Agência BNDES de Noícias

Publicação:12:29 11/07/2024 |INDÚSTRIA

Ultima atualização: 09:57 12/07/2024

Braile - Divulgação

BNDES apoia plano de inovação da Braile para desenvolvimento de dispositivos inovadores para cirurgia cardíaca e vascular

  • Empresa de São José do Rio Preto (SP) desenvolverá produtos mais seguros e menos invasivos com recursos do Programa BNDES Mais Inovação

 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento no valor de R$ 21,1 milhões para o plano de inovação da Braile Biomédica Indústria Comércio e Representações Ltda. O apoio à empresa de São José do Rio Preto (SP), por meio do Programa BNDES Mais Inovação, permitirá o desenvolvimento de novas soluções em produtos cardiovasculares que contribuirão para a qualidade da saúde do Brasil e do mundo.

Com investimento total de R$ 21,1 milhões, o plano de inovação da empresa prevê a expansão da linha de produtos na área de implantes minimamente invasivos ou pouco invasivos, abrangendo uma variedade de aplicações e competindo diretamente com empresas internacionais que atuam nesse segmento.

Os recursos também serão aplicados no desenvolvimento de novos modelos da família de dispositivos para Circulação Extracorpórea que substituem, temporariamente, as funções do coração e dos pulmões durante um procedimento, mantendo a circulação do sangue e o conteúdo de oxigênio (O2) do corpo.

“O projeto fortalece a capacidade de inovação nacional, cujo objetivo é ter um complexo econômico e industrial da saúde mais resiliente para reduzir as vulnerabilidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e ampliar o acesso à população", explicou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

"Investir em inovação é investir na capacidade do Brasil de cuidar melhor da sua população e de construir um sistema de saúde mais resiliente e independente. Projetos como este são fundamentais para fomentar a inovação na indústria nacional, garantindo que o Brasil não fique à mercê de empresas internacionais, ao mesmo tempo em que promovem o desenvolvimento de produtos mais seguros e menos invasivos”, reiterou Patricia Braile, Presidente da Braile.

A Braile, indústria brasileira com 47 anos de mercado, é uma empresa pioneira na fabricação de dispositivos médicos para cirurgia cardíaca e vascular no contexto nacional, se destacando pela produção e pelo estímulo à pesquisa no Brasil. Já desenvolveu mais de 1.200 modelos de produtos para o segmento cardíaco e, desses, 32 foram objetos de patente. Em 2023, cerca de 39% do faturamento da empresa foi decorrente de vendas para o SUS.

“O plano de inovação vai viabilizar a ampliação da oferta de equipamentos e materiais médicos, contribuindo com o fortalecimento da capacidade inovadora da indústria brasileira. É o Plano Mais Produção, braço de financiamento da nova política industrial, contribuindo para o desenvolvimento do país”, avaliou o diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do Banco, José Luís Gordon.

 

Braile-29

Braile - Divulgação