Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Por: Agência BNDES de Notícias
Publicação:15:07 02/09/2024 |INFRAESTRUTURA |INOVAÇÃO |SUL
Ultima atualização: 15:10 02/09/2024
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento no valor de R$ 30 milhões para o plano de inovação 2024-2025 voltado ao desenvolvimento de novos produtos de telecomunicações da empresa Datacom, localizada na cidade de Eldorado do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre (RS).
Os recursos são provenientes do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações – BNDES Funttel e representam cerca de 89% do projeto da Datacom, com valor total de R$ 33,7 milhões. O objetivo é ampliar a ação da empresa em mercados em que ela já está presente, bem como permitir a oferta de soluções de telecomunicações mais completas com tecnologia nacional.
“O governo do presidente Lula tem como um de seus objetivos a inclusão digital, um dos eixos do Novo PAC e, para isso, o BNDES investe na expansão de serviços como o 5G e na conexão das escolas. Operações como esta da Datacom são o exemplo de que temos capacidade de produzir tecnologia aqui no Brasil, isso quer dizer, temos as pessoas e os recursos”, afirmou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
Empregos qualificados - O investimento, que fortalece uma das maiores empresas de hardware nacional, será usado na contratação de quadros qualificados para pesquisa e desenvolvimento (P&D). A expectativa é que sejam criados 21 novos empregos, sendo oito em P&D. Com isso, a empresa passará a ter um quadro de 450 empregados, dos quais 103 dedicados à pesquisa.
"Os recursos do Funttel são destinados para fomentar a inovação tecnológica e investir em pesquisa para apoiar o crescimento do país. O Ministério das Comunicações incentiva a competitividade da indústria de telecomunicação brasileira e projetos voltados para inclusão digital, porque essa é uma prioridade do governo do presidente Lula", disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
“Investimentos desse tipo são importantes para garantir a expansão da oferta de serviços de telecomunicações, promovendo a inclusão digital com a universalização da internet em escolas, favelas e regiões distantes do país. Para isso, a indústria tem um papel importante a desempenhar, fornecendo os equipamentos que vão permitir essa expansão, uma das missões da Nova Indústria Brasil, enquanto se prepara para exportar”, destacou o diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior, José Luís Gordon.
“Os recursos serão muito importantes para viabilizar os investimentos em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos de redes, principalmente uma nova linha de switches voltados para redes 5G, uma nova linha de roteadores e evoluções significativas no sistema operacional de rede que opera todos os produtos da empresa, ampliando a participação da empresa nas redes dos Provedores de Acesso à Internet, bem como das grandes operadoras”, observou Antonio Carlos T. Porto, presidente da Datacom.
Telecom brasileira - Datacom é o nome fantasia da Teracom Telemática AS, fundada em 1998 em Eldorado do Sul (RS). A fábrica da empresa tem 3 mil m2 e capacidade de produção demais de 30 mil equipamentos/mês. A empresa investiu na criação de produtos com tecnologia própria e engenharia nacional, desde o início. Como resultado, possui quatro softwares registrados no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).Além disso, mantém parceria com instituições de todo o país, como a PUC-RS; o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), de Minas; o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD).
Teracom Telemática AS / Divulgação