Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Thu Dec 26 13:31:48 CET 2024 Thu Dec 26 13:31:48 CET 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:11:39 14/10/2024 |INSTITUCIONAL |MEIO AMBIENTE

Ultima atualização: 15:32 14/10/2024

BNDES abre consulta pública para atualizar sua política de responsabilidade social, ambiental e climática

  • Texto traz princípios e diretrizes para nortear a atuação do Banco


  • Formulário on-line receberá sugestões de alterações até o dia 14/11

O Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES) abriu, nesta segunda-feira, 14, consulta pública para contribuições na revisão da sua Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática (PRSAC). Por meio de formulário on-line, os interessados poderão contribuir com suas percepções para o aperfeiçoamento do documento. A página ficará disponível até o dia 14/11, para participações de todos(as).

A política vigente contém um conjunto de princípios e diretrizes para nortear a atuação do Banco, por meio de apoio financeiro, articulação institucional e aprimoramento contínuo de práticas, procedimentos, gestão de riscos e outros normativos do Sistema BNDES. A PRSAC, que é também uma exigência regulatória para as instituições financeiras, é revisada a cada três anos, pelo menos, para receber atualizações diante de eventuais novos desafios nos contextos externo e interno das instituições.

“As catástrofes climáticas, que ocorrem no Brasil e no resto do planeta, reforçam o papel relevante do BNDES na promoção da transição justa, na adaptação e na resiliência, na restauração ecológica e na proteção da biodiversidade. E a PRSAC traz diversos aspectos que se conectam com a atuação do Banco, que busca a redução das desigualdades, com inclusão e valorização da diversidade, gestão integrada de riscos e percepção das oportunidades e boas práticas socioambientais e climáticas”, explica o presidente do Aloizio Mercadante.

Neste processo de revisão, a participação social ocorre a partir de um formulário, que traz a redação atual dos princípios e diretrizes da PRSAC, com espaço para apresentação de sugestões de alterações. As contribuições recebidas serão avaliadas para possível incorporação na modificação da redação da Política.

O novo texto seguirá o rito de aprovação nas instâncias decisórias do Banco e será divulgado após sua deliberação final, prevista para o primeiro semestre de 2025.

Acesse http:www.bndes.gov.br/consultapublica-prsac e participe.