Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Thu Mar 28 10:19:58 CET 2024 Thu Mar 28 10:19:58 CET 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:19:28 09/09/2020 |INOVAÇÃO

Ultima atualização: 13:05 17/10/2023

Jaqueline Machado/BNDES

BNDES Garagem terá 2ª edição, com foco em empreendedorismo de impacto socioambiental

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou nesta quarta-feira (9), edital da segunda edição do BNDES Garagem — seu programa de desenvolvimento de startups nacionais. Nesta fase inicial será feita a seleção da aceleradora que dará apoio à iniciativa.

Esta edição terá como o foco a criação e tração de pequenos negócios inovadores que gerem impacto socioambiental, em linha com o propósito do BNDES de transformar a vida de gerações de brasileiros promovendo o desenvolvimento sustentável.

O programa contempla a realização de três ciclos de aceleração, sendo que o primeiro terá como foco prioritário empreendedores que estão desenvolvendo soluções para saúde, educação, sustentabilidade, inovação na gestão pública (govtech) e cidades sustentáveis.

O diretor de Participações, Mercado de Capitais e de Crédito Indireto do Banco, Bruno Laskowski, destaca o foco no impacto socioambiental como um aprimoramento do programa. “A segunda edição do BNDES Garagem vem para ser ainda melhor que a primeira. Apoiaremos a inovação com propósito, ou seja, empreendedores que busquem desenvolver soluções rentáveis e escaláveis para os problemas sociais e ambientais do nosso País”.

Esta edição do programa também reforça o papel do BNDES de articulador e promotor da agenda ASG (Ambiental, Social e de Governança), conectando parceiros institucionais, empresas, governos e pequenas empresas inovadoras.

Em live realizada no canal do BNDES no Youtube, foi lançado, com a participação do presidente, Gustavo Montezano o edital para seleção da aceleradora que será responsável por dar suporte à criação e ao crescimento dos empreendimentos participantes do programa.

Ela acompanhará o desenvolvimento dos negócios, prestando aconselhamento técnico, jurídico e mercadológico, além de promover a aproximação dos empreendedores com investidores e potenciais clientes. A aceleradora também realizará, em conjunto com o BNDES, as seleções de empreendedores de todo o Brasil interessados em participar do programa.

O programa – Esta edição do BNDES Garagem contará com três ciclos de aceleração. Cada um com até 45 participantes e duração de três a quatro meses. Ao todo, a segunda edição terá duração de 30 meses (contados a partir da contratação da aceleradora) e selecionará até 135 participantes. O programa, gratuito para os participantes, contará com dois módulos:

1) Tração – Voltado a startups de impacto com faturamento inferior a R$ 16 milhões e que já possuam um produto ofertado no mercado.

2) Criação – Direcionado a pessoas físicas ou startups de impacto com propostas de negócios inovadores buscando apoio para criação ou aprimoramento de um produto mínimo viável.

Durante a permanência no BNDES Garagem, os empreendedores receberão orientações e participarão de atividades que ajudem no desenvolvimento de seus negócios. Ao fim de cada ciclo, será realizado um Demo Day no BNDES, onde os trabalhos desenvolvidos serão apresentados a potenciais investidores e outros públicos de interesse.

A contrapartida dos participantes será o desenvolvimento de suas soluções e o BNDES não exigirá participação acionária nos negócios.

“No BNDES Garagem queremos plantar diversas sementes de startups para, quem sabe, daqui a alguns anos, ver que algumas deram fruto e se tornaram big techs ou unicórnios voltados para a resolução de desafios sociais ou ambientais do Brasil”, disse Laskowski. “O BNDES quer agir como fomentador de empresas que atuam de forma a promover externalidades positivas para a sociedade e para o mercado”.

Por conta da pandemia de COVID-19, o primeiro ciclo será semipresencial, com algumas atividades desenvolvidas em espaço a ser fornecido pelo BNDES. A intenção é que os próximos sejam integralmente presenciais, a depender do cenário da pandemia.

A convivência dos participantes em um mesmo ambiente estimula o intercâmbio de informações e o estabelecimento de parcerias que podem ajudar no desenvolvimento dos negócios. A etapa presencial deverá ser realizada na sede do BNDES, no Rio de Janeiro.

A seleção dos participantes de cada ciclo levará em conta, além da qualidade dos negócios, critérios de diversidade, como gênero, etnia e localização geográfica. De forma a estimular a presença de empreendimentos de todo o Brasil, o BNDES oferecerá ajuda de custo de deslocamento e hospedagem para participantes de outras localidades.

Seleção da aceleradora – Aceleradoras ou consórcios interessados em participar do processo seletivo devem se inscrever até o dia 23 de outubro por meio de envio de proposta conforme roteiro disponível no site do BNDES, onde está publicado o edital de seleção. O resultado final será divulgado em janeiro.

BNDES Garagem 2018-2019 – A primeira edição do programa teve mais de 5 mil startups inscritas e contou com 79 participantes, sendo que 74 concluíram o ciclo. Das 30 startups que participaram do módulo de tração, a maioria teve crescimento de receita. Foram realizadas cerca de 50 conexões com investidores.

Com 44 participantes, o módulo de criação resultou no surgimentos de 16 novos CNPJs, sendo que 43% desses já geravam receitas ao final do programa. A taxa geral de recomendação do programa por parte das startups foi de 95%, indicando alto grau de satisfação dos empreendedores.

A primeira edição contou também com ampla participação dos empregados do BNDES como mentores das startups, contribuindo para a renovação da cultura corporativa e na adoção de práticas mais inovadoras e ágeis.

Por conta da grande procura por parte dos empreendedores, foi criada a Rede BNDES Garagem. Não restrita aos participantes do programa, ela procura disseminar a cultura da inovação e promover a conexão entre empreendedores e investidores por meio de iniciativas como divulgação de conteúdo educativo e promoção de eventos.