BNDES - Agência de Notícias

Thu Jul 02 07:14:31 UTC 2020 Thu Jul 02 07:14:31 UTC 2020

Blog do Desenvolvimento

O financiamento coletivo no apoio a causas sociais urgentes

 

A disseminação do Covid-19 fez surgir uma série de iniciativas de mobilização social para ajudar no combate aos efeitos sociais e econômicos da pandemia. Nesse cenário, as campanhas de financiamento coletivo, baseadas em diferentes plataformas on-line de crowdfunding, ganharam força como uma ferramenta capaz de engajar pessoas e levantar recursos, rapidamente, para projetos de interesse social urgente.

 

No novo episódio do podcast Diálogos BNDES, a gerente do Departamento de Desenvolvimento Urbano, Patrimônio Histórico e Turismo do BNDES Patricia Zendron e a co-fundadora da Benfeitoria Tati Leite conversam sobre a difusão do matchfunding (que agrega a participação de um doador institucional ao crowdfunding) no contexto do combate à pandemia e sobre suas possibilidades futuras.

 

Escute o episódio completo:

 

 

As entrevistadas comentam o potencial de diferentes modalidades de crowdfunding para o fomento de novos modelos de negócios, baseados por exemplo em estratégias de pré-venda,  e para viabilizar diversos tipos de projeto, com maior engajamento do público e menos burocracia. Patricia cita ainda a difusão de novas vertentes, como o equity crowdfunding, voltado para o mercado de capitais, e o peer-to-peer lending, que possibilita empréstimos entre pessoas.

 

Sobre a aproximação do BNDES com o tema, Patricia conta que a ideia surgiu a partir de um programa interno de inovação e, em 2019, deu origem ao programa Matchfunding BNDES+ Patrimônio Cultural, realizado em parceria com a Benfeitoria e a SITAWI.

 

Já diante dos efeitos da pandemia, a iniciativa serviu de inspiração para a o lançamento da campanha Salvando Vidas, que adota o matchfunding para levantar recursos para a compra de materiais e equipamentos de proteção para profissionais de saúde de hospitais indicados pela Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB).  Aberta até 30 de junho, a campanha tem a meta de mobilizar até R$ 100 milhões, sendo R$ 50 milhões de pessoas e instituições e R$ 50 milhões de match do BNDES.

 

O programa foi estruturado com um sistema centralizado de compra dos suprimentos, desenvolvido em parceira com a Bionexo, de forma a garantir o melhor uso dos recursos doados, e terá toda sua operação auditada e compartilhada abertamente. Para Tati Leite, mais do que uma campanha de arrecadação, “é uma oportunidade de a gente agir e, de fato, transformar essa admiração em gratidão unânime pelos heróis da linha de frente, que estão arriscando suas vidas, que estão longe das suas famílias e estão com uma taxa altíssima de contágio”. 

 

Saiba mais

 

Doar para a campanha Salvando Vidas

 

Instrução CVM 588 (equity crowdfunding)

 

Relatório Matching the crowd, publicado pela fundação de inovação britânica Nesta

 

Estratégia de financiamento inovadora combinando recursos públicos com financiamento coletivo: o caso do programa Matchfunding BNDES+ Patrimônio Cultural – artigo de Eduardo Bizzo e Patricia Zendron, publicado na Revista do BNDES 52

 

Conteúdos relacionados

 

Uma estratégia de financiamento inovadora para o patrimônio

 

Matchfunding: turbinando o financiamento coletivo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

* campo obrigatório