BNDES - Agência de Notícias

Fri Jan 18 07:37:49 UTC 2019 Fri Jan 18 07:37:49 UTC 2019

Blog do Desenvolvimento

Thu Dec 27 19:08:00 UTC 2018 Thu Dec 27 19:08:00 UTC 2018

Lançamento |
Publicação |
Indústria |
Exportações |
Meio ambiente |

Nova edição do BNDES Setorial

O periódico BNDES Setorial, que reúne trabalhos produzidos pelos analistas do Banco, chega a sua edição de número 48 com quatro artigos novos, sobre os setores de petróleo e gás, complexo agroalimentar, aeroespaço e defesa, e meio ambiente. O livro está disponível para download no site do Banco.

Um panorama da atividade de refino de petróleo no Brasil

Em Mercado de refino de petróleo no Brasil, os autores André Mendes, Cássio Teixeira, Marco Aurélio Rocio e Haroldo Prates, todos da Área de Energia do BNDES, resgatam a história da atividade de refino de petróleo no país, explicando como o parque industrial foi estruturado para obter ganhos de escala e criar cadeias de abastecimento não concorrentes entre si. O trabalho analisa as características desse modelo, baseado no monopólio da Petrobras, para em seguida discutir as perspectivas de investimento para os próximos anos. 

Segundo o estudo, “o principal desafio para o setor é a atração de novos investimentos que viabilizem a ampliação da capacidade instalada no país”. Para isso, eles destacam que será preciso estabelecer um ambiente de negócios competitivo, sob a lógica de mercado, com reflexo também no marco regulatório do setor.

Como incrementar as exportações do leite produzido no Brasil?

O leite brasileiro tem baixa presença no mercado internacional, embora sua produção seja econômica e socialmente relevante no país. Os autores do artigo Desafios para exportação brasileira de leite procuram analisar as principais barreiras existentes, tanto domésticas quanto externas, que afetam as exportações. O estudo discute fatores como estrutura tributária, infraestrutura deficiente e dificuldade de acesso a linhas de crédito e assistência técnica, além de questões relacionadas à qualidade e custo de produção do leite nacional. O trabalho é assinado pelos analistas da Área de Indústria, Comércio e Serviços do BNDES Artur Milanez, Diego Guimarães e Guilherme Maia, em conjunto com pesquisadores da Embrapa Gado de Leite e da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

A estrutura de financiamento da aviação comercial e os mercados de troca de carbono 

Um complexo sistema de fontes e estruturas de financiamento é necessário para atender a demanda do mercado global de aeronaves comerciais, que chega a cifras anuas de mais US$ 100 bilhões. O engenheiro Sérgio Varella e o arquiteto João Alfredo Barcellos, ambos da Área de Comércio Exterior do Banco, descrevem o papel de bancos, entes governamentais (as export credit agencies – ECA) e arrendadores mercantis (lessors), além de seguradoras, nesse sistema. Intitulado Fontes de financiamento para aeronaves comerciais – parte I, o artigo deverá ser seguido de um estudo com foco na atuação dos mercados de capitais.

Encerrando a publicação, o economista da Área de Gestão Pública e Socioambiental Marcos Henrique Vital apresenta uma análise detalhada dos compromissos assumidos pelo Brasil na sua Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) para redução de emissão de gases de efeitos estufa (GEE), aprovada no âmbito do Acordo de Paris. A partir daí, o autor expõe também a evolução de técnicas de reengenharia climática e dos mercados de troca de carbono no mundo. A análise está no artigo Aquecimento global: acordos internacionais, emissões de CO2 e o surgimento dos mercados de carbono no mundo

 

Acesse a página da publicação

 

Conteúdo relacionado 

 

Edições anteriores do BNDES Setorial

* campo obrigatório