BNDES - Agência de Notícias

Sat Oct 19 01:25:14 UTC 2019 Sat Oct 19 01:25:14 UTC 2019

Blog do Desenvolvimento

16:00 03/09/2019

Artigo |
Publicação |
Agropecuária |

Financiamento à mecanização agrícola favorece a produtividade do setor

O processo de mecanização que a agricultura brasileira tem experimentado nos últimos anos trouxe consigo o crescimento da produtividade das lavouras. De fato, o setor agrícola brasileiro vem passado por um processo de intensificação da mecanização da produção. Entre os censos agropecuários do IBGE de 2006 e 2017, o número de tratores em uso aumentou de 820 mil para 1.228 mil, resultando em um aumento de 59 tratores por 100 km² no período.

 

Associada a essa maior mecanização, é notável o incremento da produtividade na produção de grãos no país, como se pode observar no gráfico abaixo.

Produtividade (em kg/ha) das safras de grãos – Conab

 produtividade safra graos

 

Se levado em conta somente o período de 2006 a 2017, o incremento de produtividade foi de 29%. A relação entre a mecanização da produção agrícola e a produtividade do setor é bastante explorada na literatura, como em Verma (2008) e Avila, Romano e Garagorry (2010), que observam a relação positiva entre as variáveis, e Gasques, Bastos e Bacchi (2008), que aponta a variação do estoque de capital como determinante para os ganhos históricos de produtividade do setor.

 

Nesse aspecto, é interessante observar a importância do BNDES nos investimentos do setor agrícola. Utilizando as matrizes de absorção de investimentos (MAI) – que permitem desagregar os valores da formação bruta de capital fixo (FBCF) por atividade e por produto – é possível verificar a expressiva participação do BNDES Finame no setor de agricultura, silvicultura e exploração florestal. Como mostra o gráfico a seguir, depois de um forte salto no início dos anos 2000, o produto BNDES Finame manteve participação que variou entre 21% e 38% dos investimentos em equipamentos realizados pelo  setor.

  

Participação (%) do BNDES Finame na FBCF total em setores selecionados – apenas itens passíveis de apoio Finame

Participação do BNDES Finame na FBCF

Em artigo publicado na Revista do BNDES 51, Gabriel Aidar, Raphael Zylberberg, Raquel Giacomini e Leandro Loriato abordam não só a contribuição do BNDES para a produtividade da agricultura, mas seu reflexo no fortalecimento da cadeia produtiva nacional e um perfil do porte dos clientes do produto.

 

Leia o artigo completo

 

Conteúdos relacionados

 

 

Tecnologias que influenciarão o futuro da agropecuária

 

Agropecuária sustentável e crédito rural no Brasil

 

 

 

 

 

 

 

 

* campo obrigatório