BNDES - Agência de Notícias

03:17 19 de January de 2020

Blog do Desenvolvimento

16:15 19/11/2019

Infográfico |
Saneamento |
Efetividade |

Como o BNDES contribui para mudar a situação do saneamento no país?

 

Os principais desafios do saneamento brasileiro envolvem elevar o nível dos investimentos, desconcentrar regionalmente a aplicação dos recursos e, ainda, aumentar a eficiência e a efetividade dos dispêndios realizados.

 

O saneamento é uma das prioridades da atuação BNDES em infraestrutura, uma vez que os investimentos na área têm alto nível de externalidades positivas. Nesse contexto, o Banco apoia projetos visando à ampliação do fornecimento de água como serviço essencial ao bem-estar, à ampliação da coleta e tratamento de esgoto sanitário e à promoção de melhorias operacionais dos provedores dos serviços, como qualidade do abastecimento.

 

O BNDES adota como premissas para sua atuação em saneamento o desenvolvimento de soluções estruturantes e definitivas para os estados, que considerem todos os municípios e evitem desenhos que excluam as localidades menos rentáveis ou deficitárias (modelo “filé com osso”). Observa também a preocupação com a sustentabilidade financeira das unidades federativas e das companhias estaduais, de modo a minimizar a necessidade de futuros aportes financeiros dos estados em suas Companhias Estaduais de Saneamento Básico (CESB).

 

O apoio do BNDES à estruturação de projetos de maior escala busca ainda atrair novos players privados para o setor, aumentando o interesse econômico e estimulando a competitividade no setor.

 

Os números da atuação do BNDES no saneamento

 

Em 2017 e 2018, o Banco aprovou um relevante ciclo de investimentos em saneamento, totalizando 17 projetos com indicadores de entregas previstas cujos números são apresentados no infográfico a seguir. Desde o início do processo de captação da água até a coleta e o tratamento do esgoto, o BNDES dispõe de indicadores para retratar as diversas entregas previstas, que são também detalhados em seu Relatório de Efetividade.

 

Veja a seguir como o BNDES está apoiando a melhoria dos serviços de saneamento no país (clique para ampliar):

 

 BNDES INFOGRÁFICO SANEAMENTO

 

 

Conteúdos relacionados

  

 

Diálogos BNDES: um bate papo sobre desenvolvimento 

 

* campo obrigatório