BNDES - Agência de Notícias

Sat Oct 19 01:25:08 UTC 2019 Sat Oct 19 01:25:08 UTC 2019

Blog do Desenvolvimento

Como é a gestão do portfólio de apoio às exportações aeronáuticas do BNDES?

O financiamento à compra de aeronaves comerciais é uma atividade que movimenta elevadas cifras no âmbito das finanças internacionais. Em 2016, foram entregues 1.640 aeronaves novas no mercado global pelos principais fabricantes com um total de US$ 113.458 milhões em vendas.

 

A concretização dessas vendas se dá primordialmente por meio de financiamento privado, mercado de capitais ou instituições financeiras governamentais, estas conhecidas universalmente pela sigla ECA, de export credit agency. O BNDES Exim realiza operações de financiamento à exportação de aeronaves brasileiras há mais de vinte anos, desde 1997.

 

O Texto para Discussão “Acompanhamento de operações aeronáuticas” apresenta o sistema de gestão implementado pelo Banco no acompanhamento da carteira aeronáutica, descrevendo e contextualizando suas motivações e sua evolução ao longo dos vinte anos de apoio ao setor de aviação.

 

Saiba mais no TD 145, Acompanhamento de operações aeronáuticas: visões da gestão do portfólio no apoio às exportações do setor aeronáutico e de defesa, de autoria de Alan Uzêda de Souza, Gian Carlos Moreira Ferreira, Marcelo Dias Ferreira e Rodrigo Ludwig Schneider.

 

Clique aqui para baixar o artigo 

 

Conteúdo relacionado:

 

Tudo sobre A&D: dos Jatos da Embraer ao uso de dirigíveis no Brasil

 

Crédito para aeronaves ainda não prescinde de agências do governo, aponta estudo

 

A indústria aeronáutica e o contexto do acordo entre Boeing e Embraer

 

 

 

* campo obrigatório