BNDES - Agência de Notícias

Tue Mar 31 23:00:33 UTC 2020 Tue Mar 31 23:00:33 UTC 2020

Blog do Desenvolvimento

A avaliação de efetividade como instrumento de gestão e aprendizado

 

Na segunda parte do episódio sobre efetividade do podcast Diálogos BNDES, os economistas Ricardo Henriques (Instituto Unibanco) e Victor Pina (BNDES) seguem falando sobre suas experiências no monitoramento e na avaliação de políticas públicas.

 

Ricardo conta quais foram os principais desafios enfrentados na estruturação e na avaliação dos resultados de projetos como Bolsa Família, programa de transferência de renda voltado para o combate à pobreza, e UPP Social, voltado para integração social de áreas de favela no Rio de Janeiro. Nesse contexto, ele destaca a importância de ouvir a comunidade – os beneficiários da política – para  qualificar as informações obtidas no monitoramento e gerar uma análise mais precisa dos resultados. 

 

Abordando a evolução da transparência e da efetividade do BNDES nos últimos anos, Victor destaca que a instituição já publicou três relatórios de efetividade e vem mudando a forma de comunicar os resultados de sua atuação. “O Banco sempre teve muita divulgação sobre dados de desembolso (...), a gente começa a divulgar indicadores que são mais tangíveis para a sociedade”, explica, citando entregas em projetos de mobilidade urbana e de saneamento como exemplos.

 

Na conversa, os economistas tratam ainda da importância de estruturar as políticas com base em evidências, de desenvolver projetos-piloto para depois dar escala às ações e de usar as avaliações como insumo para rever ou ajustar as iniciativas. Por fim, eles discutem quais são as tendências do tema para os próximos anos.

 

Escute a segunda parte do episódio:

  

 

Conteúdos relacionados: 

 

Os desafios de estruturar políticas públicas efetivas

 

A parceria entre instituições tecnológicas e empresas para inovação: resultados do BNDES Funtec

 

Como o BNDES contribui para mudar a situação do saneamento no país

 

Efeitos locais da construção de energias eólicas nos municípios brasileiros

 

Como avaliar o sucesso de projeto, política pública ou atividade?

* campo obrigatório