Apoiado pelo edital de cinema do BNDES, curta “Safo” é premiado no maior festival de animação do mundo
- Em 2014, longa de animação “O Menino e o Mundo”, também apoiado pelo Banco, conquistou os prêmios do júri e público de Annecy e chegou ao Oscar
O curta de animação Safo (2025), dirigido pela brasileira Rosana Urbes, recebeu o prêmio Prix Alexeïeff-Parker na 49ª edição do festival francês de Annecy, maior premiação de animações do mundo. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apoiou a realização de Safo por meio do seu Edital de Cinema de 2016.
A chamada pública apoiou 22 filmes brasileiros com R$ 15 milhões. Eles estavam distribuídos nas categorias Animação (curta/longa metragens), Documentário, Ficção, Finalização e Coprodução Internacional. Naquele ano, o Banco apoiou curtas-metragens de animação pela primeira vez.
O curta Safo é inspirado na história e obra da poeta da Ilha de Lesbos, que viveu por volta de 600 a.C. Os poemas de Safo desapareceram ao longo da história: restaram cerca de 200 fragmentos, encontrados nas areias do deserto do Egito. Ela é a autora mais antiga conhecida no Ocidente.
“Encontrei paralelos entre a história de Safo e a da animação artística, que investiga estéticas e narrativas novas, que propõe universos ainda inexistentes. Subi no palco de Annecy carregando comigo a história da animação autoral, da animação brasileira, das infinitas vezes em que pensei que não teria forças para terminar o filme. Uma plateia gigante, com expoentes da animação mundial, meus ídolos e referências, celebrava Safo com um entusiasmo que nunca vou esquecer”, relatou Rosana Urbes.
Foto: Reprodução Planta Filmes
“Esse reconhecimento internacional reafirma a potência da animação brasileira e do setor audiovisual. O BNDES tem orgulho de contribuir para que o cinema nacional possa alcançar o mundo, pois investir em cultura é investir em identidade, diversidade e desenvolvimento econômico”, afirmou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
O curta foi produzido pela Planta Filmes, estúdio de animação fundado por Rosana que desenvolve e produz animações independentes de técnicas mistas e experimentais. Rosana Urbes também dirigiu e animou Guida (2015), animação com mais de 70 prêmios nacionais e internacionais. Ela trabalhou por 8 anos no exterior, em filmes como Mulan, Tarzan e Lilo & Stitch.
Maior festival de animação do mundo - O festival de Annecy é realizado anualmente na cidade de Annecy, na França, desde 1960. Ele é organizado pela Associação Internacional de Filmes de Animação. A 49ª edição do festival ocorreu entre os dias 8 e 14 deste mês. A categoria Prix Alexeïeff-Parker – concedida ao curta Safo – está associado à técnica de animação pinscreen, que envolve o uso de pinos, sombras e gradações de luz e sombra de forma analógica e artesanal.
Essa é a segunda vez que uma animação brasileira apoiada pelo BNDES é premiada em Annecy. O longa metragem O Menino e o Mundo (Alê Abreu, 2014) conquistou o prêmio do júri e do público do festival em 2014 e foi indicada ao Oscar em 2016. Desde 1995, o Banco apoiou 444 filmes com R$ 216 milhões não reembolsáveis.
Foto: Reprodução Planta Filmes