BNDES estrutura PPP para construção de 44 creches em Recife

Projeto deve gerar até 6.600 novas vagas nas creches municipais, dobrando capacidade de atendimento PPPs do BNDES podem servir de modelo para outros municípios e estados O Banco Nacional de Desenvolvi...

  • Projeto deve gerar até 6.600 novas vagas nas creches municipais, dobrando capacidade de atendimento
  • PPPs do BNDES podem servir de modelo para outros municípios e estados

 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinou contrato de estruturação de projeto com o município do Recife (PE) para construir e manter 44 novas creches municipais nesta terça-feira (25). O Banco irá ajudar o município a criar até 6.600 novas vagas nessas unidades.

 

A parceria público-privada (PPP) será formada para a construção, reconstrução, gestão, operação, conservação e manutenção das creches do município. No modelo de PPP, os serviços de creche continuarão gratuitos e ministrados por educadores da prefeitura. O poder público continuará responsável por definir planos pedagógicos e didáticos. O parceiro privado terá como atribuição construir e operar as unidades, sendo remunerado pelo poder público.

 

 

Segundo o Prefeito João Campos, “Recife, que tem hoje 89 creches municipais, com 6.600 vagas disponíveis. Pretendemos, com a PPP, dobrar o número de vagas existentes. Ou seja, a PPP trará um incremento de aproximadamente 100% nas vagas ofertadas”. Em conjunto com outras iniciativas para expansão das vagas de creches municipais, como convênios e obras públicas, o município pretende chegar a uma oferta de 15.600 vagas até 2024.

 

“Esse projeto, resultado de uma parceria entre o BNDES e a Prefeitura, possibilitará um investimento adicional na educação do município de Recife”, afirma Pedro Bruno Barros de Souza, superintendente da Área de Governo e Relacionamento Institucional do BNDES. O executivo também destaca que “investimentos em educação são muito importantes, pois proporcionam o aumento da produtividade e da renda do trabalhador, bem como a redução de desigualdades”.

 

“A PPP se soma a outras iniciativas de estruturação em educação que estão sendo realizadas pelo BNDES e pode servir para desenvolver um modelo a ser replicado por municípios e estados para melhorar a qualidade da educação no Brasil”, declara Ricardo Rodrigues, chefe de departamento na Área de Governo e Relacionamento Institucional do BNDES.

 

Consultoria especializada – Para executar a estruturação, em dezembro de 2021, o BNDES lançou procedimento para a contratação de consultoria especializada que desenvolverá estudos que definirão a modelagem e a estruturação da PPP de construção das creches no município. Uma vez concluídos, os estudos serão submetidos a audiência pública para que os interessados possam avaliar os aspectos técnicos, econômicos, financeiros e ambientais da modelagem.

 

Parceria - Esta não é a primeira parceria visando à estruturação de projetos do BNDES com a municipalidade de Recife. Outra iniciativa de destaque com Recife é o projeto de estruturação de concessão dos parques municipais, que inclui os parques Capibaribe, Jaqueira, Santana, Caiara, Macaxeira e Dona Lindu. O modelo que está sendo estruturado não prevê cobrança pelo acesso aos espaços. Esse projeto foi iniciado nesta semana com as primeiras visitas técnicas às unidades e com a realização de uma enquete na qual a população poderá participar, contribuindo com sua visão e identificando as principais demandas de melhorias para cada um desses espaços públicos. A pesquisa está disponível aqui.

 

 

Foto: Rodolfo Loepert/PCR

Baixar Imagens