BNDES e secretários estaduais de Administração firmam acordo sobre projetos em infraestrutura

Documento foi firmado m cerimônia virtual nesta quarta, 26 A estruturação de projetos de infraestrutura é foco de Acordo de Cooperação Técnica assinado nesta quarta-feira, 26, entre o Banco Nacional d...

A estruturação de projetos de infraestrutura é foco de Acordo de Cooperação Técnica assinado nesta quarta-feira, 26, entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad).

O documento foi firmado em cerimônia virtual, da qual participaram o superintendente de Governo e Relacionamento Institucional do BNDES, Pedro Bruno, e o presidente do Consad, Fabrício Marques Santos.

Importantes atores nas pautas de gestão de ativos, concessões e PPPs, as duas instituições pretendem, com o acordo, trocar experiências e informações que consolidem a parceria de ambas nessas áreas de atuação.

Fundado no ano 2000, o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração reúne os titulares da pasta das 26 unidades da federação, mais o Distrito Federal. Com sede em Brasília, o colegiado reúne-se trimestralmente para debater soluções que melhorem a gestão pública e o atendimento ao cidadão.

Por meio de Grupos de Trabalho (GTs), o Conselho aprofunda pesquisas em temas como Transformação Digital e Gestão de Pessoas, fornecendo, ao colegiado, informações que subsidiam a tomada de decisão. O acordo com o BNDES será focado no GT de Concessões e PPPs e Ativos Imobiliários.

“O BNDES já é um grande parceiro do Consad, e não temos dúvidas de que, com a sua expertise, vai contribuir de modo significativo para a capacitação e o fortalecimento da rede técnica que temos construído junto aos Estados. Esse esforço conjunto vem trazendo resultados importantes para a gestão pública brasileira, aprimorando nossos processos e levando soluções criativas e otimizadas a quem mais precisa delas”, disse o presidente do Conselho.

A parceria entre as duas instituições, que resultou no presente acordo, estreitou-se em agosto de 2019, quando o Banco criou a Área de Governo e Relacionamento Institucional. De lá para cá, representantes da Área visitaram todos os Estados e realizaram, em parceria com o Consad, workshops e cursos de capacitação para as equipes das secretarias.

Para o BNDES, estimular o debate e a disseminação de conhecimento técnico sobre estruturação de projetos e gestão de ativos é importante na medida em que a instituição tem se posicionado como um “banco de serviços” para os governos Federal e subnacionais.

Nessa configuração, o Banco fomenta, apoia, coordena e executa serviços especializados que viabilizem desestatizações, parcerias com a iniciativa privada para execução de empreendimentos de interesse público ou participação de capital privado em investimentos públicos.

“Essa cooperação consolida o papel do BNDES como hub e indutor da agenda de concessões e PPPs no País”, avaliou Pedro Bruno. “Para nós, é extremamente importante a oportunidade de trocar experiências e compartilhar boas práticas com os principais tomadores de decisão nos Estados, que já são, em boa parte, clientes do Banco na estruturação de projetos, numa carteira que vem crescendo de forma expressiva”, concluiu.

Foto: Divulgação/Reprodução da internet

Baixar Imagens