Ministério do Esporte premia BNDES por contribuição ao desenvolvimento da canoagem
● Patrocinador da modalidade desde 2011, banco recebe dois troféus no Prêmio Empresário Amigo do Esporte: maior investidor no do Paraná e 3º lugar geral em alto rendimento
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) conquistou dois troféus no Prêmio Empresário Amigo do Esporte, entregue na terça-feira, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). A premiação é um reconhecimento do Ministério do Esporte às empresas que contribuem para desenvolver o desporto nacional por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.
Patrocinador oficial da canoagem brasileira, o banco de fomento ficou em terceiro lugar geral na categoria Esporte de Rendimento. Foi também o maior investidor do esporte no Estado do Paraná, pelo apoio à equipe permanente de canoagem slalom em Foz do Iguaçu.
Esta não foi a primeira vez que o banco de fomento recebeu prêmios no evento: o projeto com a equipe de canoagem slalom rendeu o troféu de segundo lugar no Estado do Paraná na edição de 2013, e o primeiro lugar em 2014. Neste mesmo ano, o BNDES também foi agraciado com o terceiro lugar nacional na categoria Esporte de Rendimento.
Apresentada pelo judoca Tiago Camilo (prata nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, e bronze em Pequim, no ano de 2008) e pela nadadora Poliana Okamoto (bronze na maratona aquática no Rio, em 2016), a sexta edição do Prêmio Empresário Amigo do Esporte premiou os três principais investidores do esporte (pessoa física e empresas) e os maiores apoiadores por Estado e em suas três manifestações esportivas (participação, rendimento e educacional).
Lei de Incentivo – Em vigor desde 2007, a Lei de Incentivo ao Esporte permite que empresas e pessoas físicas invistam parte do que pagariam de imposto de renda em projetos esportivos aprovados pelo Ministério do Esporte. Empresas podem destinar até 1% desse valor e ainda acumular com investimentos proporcionados por outras leis de incentivo. O teto para pessoas físicas é de 6% do valor devido ao IR.
Segundo o Ministério do Esporte, desde o início de sua vigência, mais de R$ 2,1 bilhões foram destinados a projetos esportivos que beneficiaram milhões de brasileiros. Apenas em 2017, R$ 241 milhões foram captados pela Lei e mais de 1,2 milhão de pessoas foram beneficiadas diretamente.
Apoio à canoagem – Desde 2011, o BNDES patrocina a canoagem, apoiando centros de treinamentos (nas modalidades velocidade e slalom), competições nacionais e a participação dos principais atletas em competições mundiais. No Rio, em 2016, o esporte atingiu a marca histórica de três medalhas olímpicas, com Isaquias Queiroz e Erlon de Souza, e uma paraolímpica, com Caio Ribeiro.
Foto: Francisco Medeiros/Ministério do Esporte