BNDES atinge um milhão de seguidores em suas redes sociais

Ouça o áudio-release desta notícia aqui:

(Participação: Gustavo Borges - chefe do Departamento de Comunicação do BNDES)

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) atingiu o marco de um milhão de seguidores em suas redes sociais. A transformação é resultado da execução da estratégia de comunicação digital do Banco, que prioriza uma intensa veiculação de conteúdos orgânicos, com linguagens acessíveis e formatos inovadores em sintonia com as principais tendências (trends) do meio.

A expansão de canais veio acompanhada da renovação da identidade digital, ajustes de tom de voz e padronização de formatos para facilitar a compreensão do papel do Banco na vida das pessoas, do apoio a pequenos negócios às grandes iniciativas econômicas, socioambientais e culturais. O foco foi aproximar a comunicação institucional do cotidiano do público, sem renunciar à clareza, acessibilidade e transparência.

A gestão do conteúdo digital do Banco combina curadoria editorial, monitoramento constante, testes de formatos e mensuração de resultados para orientar decisões de conteúdo, em permanente aprimoramento. O trabalho é complementado ainda pelo impulsionamento de conteúdos, por meio de mídia paga.

Em meados de 2024, o Banco estava presente em cinco plataformas, com cerca de 800 mil inscritos. Desde então, a instituição ampliou sua presença digital em quatro novos canais: TikTok, WhatsApp, Bluesky e Threads, com uma comunidade expressiva e diversificada de seguidores.

No TikTok, rede em que o BNDES registrou o maior crescimento nos últimos meses, a combinação entre calendário editorial, linguagem nativa e apoio de mídia paga, ampliou o alcance na rede e reforçou a conexão com públicos mais jovens.

Já no Instagram, a estratégia foi ajustada para privilegiar conteúdos orgânicos mais leves, alinhados às trends e ao timing de publicação, o que elevou a interação do Banco com diferentes perfis de audiência. Entre os resultados de destaque na plataforma, um único post sobre o apoio ao desenvolvimento do carro voador brasileiro (eVTOL) gerou mais de 5 mil novos seguidores de forma orgânica.

“O BNDES é um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo, com papel decisivo no futuro do Brasil. Para cumprir nossa missão, precisamos também estar próximos da sociedade, em diálogo permanente e ativo, com novas linguagens nas diferentes plataformas. O marco de um milhão de seguidores nas redes sociais mostra que a comunicação vem aproximando ainda mais o Banco das pessoas e das novas gerações, de forma transparente e inovadora, prestando conta das inúmeras entregas da instituição", afirmou o presidente do Banco, Aloizio Mercadante.

O BNDES está presente em nove redes sociais: Instagram, TikTok, X, LinkedIn, Facebook, YouTube, WhatsApp, BlueSky e Threads.

Baixar Imagens Baixar Áudio(s)