Agenda oceânica e COP30 são tema de reunião bilateral entre BNDES e KfW em Baku
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e KfW, o banco de desenvolvimento alemão, realizaram reunião bilateral este fim de semana, em Baku, no Azerbaijão, onde acontece a COP29....
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e KfW, o banco de desenvolvimento alemão, realizaram reunião bilateral este fim de semana, em Baku, no Azerbaijão, onde acontece a COP29.
A instituição brasileira lançou este ano a iniciativa BNDES Azul e está interessada em entender mais sobre a agenda oceânica e como as instituições financeiras estão trabalhando o tema ao redor do mundo, principalmente sob a ótica da sustentabilidade.
Foto: Divulgação BNDES
Pelo BNDES, participaram da reunião, o superintendente da Área de Meio Ambiente do BNDES, Nabil Kadri, o assessor da diretoria, Pedro Iotty, o advogado da Área Internacional, Leonbardo Botelho e o gerente de comunicação Josá Alan Luna. Da parta do KfW estiveram presentes o chefe de divisão e diretor climático, Peter Hiliges e o diretor de sustentabilidade do banco alemão, Jürgen Kern.
O BNDES Azul é focado em pilares como Planejamento Espacial Marinho (PEM), descarbonização da frota naval e estímulo à infraestrutura portuária, com funding do Fundo Clima.
Fazem parte da iniciativa, por exemplo, a chamada pública BNDES Corais, para recuperação de recifes brasileiros, e projetos para recuperação de mangues, como o anunciado recentemente em parceria com a Petrobras.
No encontro, os dois bancos, que têm uma parceria sólida em áreas como energias renováveis, reflorestamento e mobilidade urbana, também discutiram possíveis parcerias com vistas à COP30, que acontece em novembro do ano que vem, em Belém, no Brasil.
Foto: Divulgação COP29
Foto: Divulgação COP29