Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Tue Apr 16 11:35:24 CEST 2024 Tue Apr 16 11:35:24 CEST 2024

Blog do Desenvolvimento

14:30 08/09/2016

Artigo |
Aeroportuário |
Aeroespaço |

Setor aeroportuário: diagnóstico e perspectivas

Apesar de o mercado brasileiro de transporte aéreo ainda encontrar-se em um patamar inferior ao de economias maduras, a partir de 2003 registrou-se um crescimento anual expressivo do número de passageiros, de cerca 10% a.a. Esse movimento é fruto, principalmente, de mudanças estruturais implementadas no setor, que culminaram em maior competição entre companhias aéreas e em redução de tarifas.

O aumento do fluxo de passageiros encontrou obstáculos na infraestrutura aeroportuária, que teve que ser reorganizada de modo a permitir um aumento da capacidade e qualidade do serviço prestado.

A concessão de aeroportos estratégicos à iniciativa privada foi um dos instrumentos utilizados para a reconstrução do setor.

Saiba mais sobre o atual modelo do setor aéreo, as ações implementadas no programa de concessões e perspectivas para o setor no artigo “A lógica atual do setor aeroportuário brasileiro”, de autoria de Vinícius Yosimoto, Rafael Chambarelli, Bernardo Mattos, Paulo Oliveira, Fernando Camacho e Henrique Pinto, publicado na Revista do BNDES 45.

 

Baixar o artigo completo

 

Acesse a Biblioteca Digital  e veja outras publicações.

*campo obrigatório