Setor aeroportuário: diagnóstico e perspectivas
Apesar de o mercado brasileiro de transporte aéreo ainda encontrar-se em um patamar inferior ao de economias maduras, a partir de 2003 registrou-se um crescimento anual expressivo do número de passageiros, de cerca 10% a.a. Esse movimento é fruto, principalmente, de mudanças estruturais implementadas no setor, que culminaram em maior competição entre companhias aéreas e em redução de tarifas.
O aumento do fluxo de passageiros encontrou obstáculos na infraestrutura aeroportuária, que teve que ser reorganizada de modo a permitir um aumento da capacidade e qualidade do serviço prestado.
A concessão de aeroportos estratégicos à iniciativa privada foi um dos instrumentos utilizados para a reconstrução do setor.
Saiba mais sobre o atual modelo do setor aéreo, as ações implementadas no programa de concessões e perspectivas para o setor no artigo “A lógica atual do setor aeroportuário brasileiro”, de autoria de Vinícius Yosimoto, Rafael Chambarelli, Bernardo Mattos, Paulo Oliveira, Fernando Camacho e Henrique Pinto, publicado na Revista do BNDES 45.
Acesse a Biblioteca Digital e veja outras publicações.