Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Thu Apr 25 14:47:04 CEST 2024 Thu Apr 25 14:47:04 CEST 2024

Blog do Desenvolvimento

Nova edição da Revista do BNDES no ar

A Revista do BNDES 55 reúne quatro novos artigos produzidos pelos analistas do BNDES. A edição aborda temas diversos do desenvolvimento brasileiro, passando por saneamento – tema de dois artigos –, regulação no setor financeiro e por uma análise da Metodologia de Avaliação de Empresas (MAE) do BNDES. 

 

Neste estudo sobre a MAE, o engenheiro do BNDES Osmar Cervieri Junior e o economista do Banco Central Fernando de Oliveira procuram avaliar os resultados obtidos pela metodologia, uma ferramenta adotada pelo Banco para mensurar os capitais intangíveis das empresas. O trabalho investiga a ligação entre as características qualitativas das empresas e o seu valor de mercado, observando como as variáveis da MAE se relacionam com o potencial de crescimento futuro das companhias, medido pela Teoria q de Tobin.  

 

No artigo da advogada do BNDES Juliana Rangel, o foco são as estratégias para estimular a inovação, a competitividade e a inclusão financeira. No contexto de mudanças recentes como o open banking e o Pix, ela escreve sobre a necessidade de mecanismos regulatórios mais flexíveis, descentralizados e abertos à experimentação para atender às necessidades do ecossistema financeiro atual.

 

Já o artigo da advogada Maria Julia de Pinho e da administradora Raquel Zanon, ambas do BNDES, e do pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPED) Alexandre D’Avignon analisa como soluções descentralizadas e individuais podem viabilizar o acesso das famílias a esgotamento sanitário em áreas rurais isoladas. O estudo trata de experiências bem-sucedidas nessas regiões – a exemplo do Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e outras Tecnologias Sociais (Programa Cisternas) –, que podem contribuir para a meta de universalização do saneamento no país.

 

Ainda no tema do saneamento, artigo dos economistas do BNDES André Sant’Anna, Letícia Pimentel e Marcelo Miterhof e do professor do Instituto de Economia da UFRJ Romero Rocha analisa os padrões de financiamento do setor e as características específicas do apoio do BNDES. O trabalho procura abordar questões como prazos e taxas dos financiamentos, mas também tamanho dos investimentos, taxa de sobrevivência dos projetos, tempo de execução das obras e perfil de atuação dos financiadores. 

 

Acesse a publicação completa

 

Conteúdos relacionados

 

Regulação no setor financeiro: Pix, open banking e sandbox regulatório

 

Digitalização no setor bancário e a experiência do BNDES

 

Novo relatório do BNDES avalia efeitos de investimentos em água e esgoto sobre a saúde da população

 

Como financiar os investimentos para universalização do saneamento no Brasil?

 

Como o BNDES avalia seus projetos? 

 

 

 

*campo obrigatório