Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Fri Mar 29 00:27:43 CET 2024 Fri Mar 29 00:27:43 CET 2024

Blog do Desenvolvimento

Infraestrutura sustentável: uma nova agenda para impulsionar a economia brasileira

 

 

No novo episódio do podcast Diálogos BNDES, o economista Rogério Studart, que é sênior fellow do World Resources Institute (WRI), e o Diretor de Infraestrutura, Concessões e PPPs do BNDES, Fábio Abrahão, explicam o que é infraestrutura sustentável e conversam sobre como os investimentos nessa área podem impulsionar a recuperação econômica no Brasil, criando empregos e melhorando a qualidade de vida da população.

 

Segundo Studart, a infraestrutura sustentável é toda aquela que contribui para redução de emissões de carbono, que é mais resiliente aos efeitos das mudanças climáticas e que tem impactos positivos nas condições de vida da população. Ele destaca que os multiplicadores desse tipo de investimento sobre emprego e produção são ainda maiores do que os de projetos tradicionais de infraestrutura, tornando-os estratégicos no momento atual.


retrato_rogerio_studart“O Brasil já tem um desemprego muito alto, então a gente tem que pensar o investimento agora como uma forma de recuperar e reconstruir, tem que pensar no impacto imediato que você teria lançando investimentos em infraestrutura sustentável”, ressalta Studart.


Para Fábio Abrahão, que é responsável pelas áreas de estruturação de projetos de infraestrutura no Banco, é preciso considerar o equilíbrio entre os interesses da população, de investidores e do governo. Ele conta que o BNDES vem trabalhando em diferentes setores estratégicos para impulsionar o desenvolvimento sustentável, citando exemplos em saneamento e logística. Nesse trabalho, ele esclarece que o Banco tem buscado ampliar a competitividade e atrair investidores qualificados, criando as condições para melhorar a prestação dos serviços para população e dar escala aos investimentos.


retrato_fabio_abrahao“A gente quer abrir, quer trazer o mundo para o setor de infraestrutura brasileira, e a gente acha que isso é uma parte importante para a gente poder garantir inclusive a cobrança pela sustentabilidade. A prática, de um lado, e também um ambiente maduro, que naturalmente traz a auto-vigilância, do outro”, complementa Abrahão.

 

Nesse contexto, o Banco lança também esta semana o BNDES Hub de Projetos, uma plataforma digital com informações sobre seus projetos de concessões, PPPs e privatizações. O site traz ainda um panorama sobre diferentes setores da economia brasileira e outras informações úteis para investidores.

 

Conteúdos relacionados:

 

Cláudio Frischtak escreve sobre saneamento

 

Novo marco legal do saneamento e atuação do BNDES

 

Desestatização: como estruturar projetos bem-sucedidos em diferentes setores? 

 

Como o investimento em infraestrutura pode ajudar na retomada da economia?

 

 

*campo obrigatório