Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Thu Mar 28 15:50:24 CET 2024 Thu Mar 28 15:50:24 CET 2024

Blog do Desenvolvimento

Etanol de segunda geração (E2G): biocombustível limpo de grande produtividade

A transição para uma economia global de baixo carbono é tema recorrente no debate público sobre sustentabilidade socioambiental. Reduzir e limitar o volume de emissões de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera e conter o aumento da temperatura do planeta são tarefas cruciais para garantir o desenvolvimento responsável e melhores condições de vida para as próximas gerações.

Uma vertente de extrema importância, nesse sentido, é o desenvolvimento de biocombustíveis celulósicos – mais limpos e que podem ser obtidos a partir de resíduos agrícolas –, caso do etanol de 2ª geração (E2G), que reduz consideravelmente os impactos negativos sobre o meio ambiente e proporciona ganhos de produtividade, se comparado aos combustíveis fósseis. O setor de transportes é responsável por ¼ das emissões de GEE no mundo, o que demonstra a relevância desse setor e a importância da inovação em combustíveis.

O vídeo a seguir mostra em detalhes as vantagens e os benefícios do E2G e posiciona o Brasil nesse cenário, reforçando o papel de destaque e pioneirismo do país no desenvolvimento dessa fonte de bioenergia.

 

 

 

*campo obrigatório