Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Thu Apr 25 15:58:46 CEST 2024 Thu Apr 25 15:58:46 CEST 2024

Blog do Desenvolvimento

Como estruturar um novo mercado de gás natural no Brasil?

 

O novo mercado de gás natural é tema do oitavo episódio do podcast Diálogos BNDES, que  traz como convidados o gerente setorial do Departamento de Gás, Petróleo e Navegação do BNDES, André Pompeo, e o assessor da diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) Leonardo Caldas.

 

Escute o episódio completo:

 

   

Na conversa, eles explicam a relação entre o desenvolvimento desse mercado e a exploração do pré-sal,  destacando a oportunidade de utilizar o gás que hoje é reinjetado nos campos para atender à demanda de diferentes setores – industrial, de geração termelétrica e de transporte, por exemplo. Pompeo e Caldas comentam também os principais investimentos em infraestrutura necessários para tornar esse mercado viável, como a ampliação de gasodutos de escoamento, das unidades de processamento de gás natural (UPGN) e dos gasodutos de transporte.

 

Nesse contexto, ressaltam que é preciso atrair novos investidores para o setor, com políticas públicas bem definidas e regras claras. Para garantir um equilíbrio entre oferta e demanda, assim como segurança para os investimentos, eles defendem também que o governo atue como  articulador, interagindo com os diferentes atores da cadeia de valor . Pompeo destaca que o BNDES vem trabalhando nesse sentido e que a públicação "Gás para o desenvolvimento", recém-lançada pelo Banco, aponta caminhos para a consolidação do novo mercado de gás.

 

O episódio traz ainda informações sobre outros aspectos do setor, como o estágio atual de produção e utilização de gás no país, seu papel na transição para uma economia de baixo carbono, oportunidade de revisão das legislações estaduais que tratam da distribuição de gás e perspectivas de ampliação do uso do gás natural veicular (GNV).

  

 

  

>> Baixe o relatório Gás para o Desenvolvimento

 

>> Saiba mais sobre o webinar  que o BNDES promove na sexta-feira, 29 de maio, das 9h às 11h, com a presença de representantes do governo e de especialistas do setor.

 

Confira alguns links citados no podcast:

 

Balanço Energético Nacional – Empresa de Pesquisa Energética

 

Novo mercado de gás -  Ministério de Minas e Energia

 

Gasoduto Rota 3

 

Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) – Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN)

   

Conteúdos relacionados: 

 

Oportunidades e proposições para o setor de gás natural

 

Produção de petróleo terrestre no Brasil

 

Tecnologias veiculares e combustíveis para o futuro da mobilidade

 

Gás natural: uma alternativa para o transporte brasileiro

 

O pré-sal e o potencial do setor de P&G para ampliação da capacidade industrial brasileira

 

 

 

 

*campo obrigatório