Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Thu Mar 28 15:55:58 CET 2024 Thu Mar 28 15:55:58 CET 2024

Blog do Desenvolvimento

01:00 22/03/2023

Sustentabilidade |
Bioeconomia |
Amazônia |

Autores do BNDES levam Prêmio ABDE-BID com artigo sobre bioeconomia na Amazônia

 

O artigo Potencial da Bioeconomia para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia e o papel das Instituições Financeiras de Desenvolvimento, de Leonardo Pamplona, Nabil Kadri e Julio Salarini, especialistas do BNDES, foi premiado com primeiro lugar na categoria “Financiamento ao desenvolvimento sustentável, inclusivo e inovativo” do Prêmio ABDE-BID de 2022.

No texto, os autores discutem o conceito de bioeconomia, seu potencial para o desenvolvimento da Região Amazônica e oportunidades para a estruturação do financiamento ao tema pelas instituições financeiras de desenvolvimento.

Algumas oportunidades relevantes da agenda de desenvolvimento levantadas no artigo são restauração florestal e serviços ecossistêmicos, agricultura familiar para geração de renda e inclusão produtiva da população local, além da ciência e tecnologia, tanto com foco na disseminação do conhecimento tradicional, quanto em pesquisa de novos materiais por meio da ciência de ponto.

 

Veja abaixo um teaser do artigo gravado com o autor Leonardo Pamplona:

 

Acesse também artigo anterior dos autores publicado na Revista do BNDES 56

 

Conteúdos relacionados

 

Publicação reúne artigos vencedores do Prêmio BNDES pelo Clima

 

Saúde na Amazônia Legal

 

Financiando o desenvolvimento sustentável: o papel dos bancos de desenvolvimento

 

 

 

 

 

 

*campo obrigatório